O fracasso da atual novela da Globo, “Em Família”, de Manoel Carlos, está repercutido em todos os lugares. O crítico Odair Braz Jr, do R7, fez um balanço dos motivos que levam o folhetim a níveis tão baixos, como vem acontecendo desde a primeira semana de exibição.
Esta semana, a novela atingiu índices na casa dos 26 pontos. É um resultado extremamente abaixo do que se espera da atração no horário, algo próximo dos 40 pontos. Odair afirma que há alguns motivos que fazem com que “Em Família” esteja nesta situação, confira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1) Protagonistas fracos – Helena, Virgílio e Laerte, os protagonistas da trama, não conseguiram até agora empolgar o público. Não há tensão e nem química entre Helena e Laerte. Nada acontece entre eles. E Helena e Virgílio também não seguram a onda. Isso enfraquece a história toda e o roteiro fica girando em falso.
2) Lentidão nos acontecimentos – Tudo na novela rola muito lentamente. Este é o estilo do autor Manoel Carlos e é algo que vem custando pontos na audiência. É só ver o ritmo de acontecimentos das novelas antecessoras, Amor à Vida e Salve Jorge, onde muitas coisas aconteciam ao mesmo tempo.
3) Personagens discrepantes – É um incrível como erraram a escolha do elenco e isso é algo que realmente incomoda muito os espectadores. As diferenças de idade entre os personagens no passado (primeira fase) e no presente são gritantes. Exemplo: como concordar com o fato de que a personagem de Vanessa Gerbelli é tia da personagem de Giovanna Antonelli? As duas têm praticamente a mesma idade. E Julia Lemmertz contracenando com Natália do Vale, que interpreta sua mãe? Não há a menor condição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4) Núcleo de humor que não funciona – A parte da novela que mostra os velhinhos é uma tentativa de fazer humor na novela, mas não funciona. É algo que fica ali de escanteio e, quando lembram, colocam no ar. E a gente sai pra fazer xixi.
5) Gabriel Braga Nunes – E o mais importante de todos é ter um personagem principal que não funciona. Já citei ali em cima o ator, mas ele também tem de ter uma categoria só sua. Gabriel parece não se esforçar nem um pouco para fazer seu personagem, o Laerte. Funciona só no piloto automático.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE