A nova novela das 21h da Globo, O Outro Lado do Paraíso, teve oscilações na audiência desde a estreia, em 23 de outubro. A trama assinada por Walcyr Carrasco e dirigida por Mauro Mendonça Filho começou bem na audiência, decaiu com o passar dos primeiros capítulos (chegando a perder para a trama das 19h) e atualmente, em sua 8ª semana, tem explodido em números graúdos de audiência.
O folhetim global saltou de médias em torno de 27/28 pontos para impressionantes 37/38 pontos, já tendo ultrapassado inclusive a casa dos 40 – algo não comum em início de exibição nos tempos atuais. Nesse contexto, quais seriam os principais motivos para essa guinada surpreendente de audiência?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há um mês esta coluna antecipou que a Globo estava utilizando estratégias para salvar o início da novela. Com os índices começando a preocupar, a emissora intensificou sobremaneira sua divulgação. Em todos os eventos esportivos transmitidos ao vivo (como a Fórmula 1 e o Brasileirão), os narradores do canal convidaram massivamente os telespectadores a acompanhar a trama de Walcyr.
SIGA E CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DA COLUNA NO TWITTER – @LIGADO_NA_TV
Além do aumento explícito da divulgação, outros fatores contribuíram significativamente para esse avanço nos números do folhetim. A primeira fase foi acelerada e encurtada, em virtude da impaciência do público com enredos repetitivos. Com o enfoque alterado e atendendo aos resultados de grupo de discussão (que foi antecipado pela Globo), houve redução de cenas consideradas pesadas, como as de violência de Gael (Sérgio Guizé), e discreto aumento de cenas voltadas aos núcleos com personagens bem humorados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, o fator primordial para a ampliação da audiência trata-se da virada propriamente dita de fase. Apesar do forte maniqueísmo dos personagens, do texto questionável da novela (com diálogos nada sucintos) e de todas as comparações de “cópias”, feitas principalmente pelas redes sociais, o público tem sede de vingança (também a ficcional) e quer ver, entre outras coisas, Clara (Bianca Bin) destruindo a vida de todos os que a fizeram sofrer – trancafiada por 10 anos num hospício, longe do filho e do avô.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Ligado na TV: Após decisões erradas, Record vive fase de fracassos e até Faro sofre
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, as decisões da emissora e dos produtores da novela surtiram efeito (vale destacar o excelente trabalho da direção) e os resultados estão acima do nível de satisfação. No capítulo desta quinta-feira (14) a volta monumental de Clara a Palmas vai ao ar e o folhetim deve bater novo recorde de audiência, para alegria de todos os envolvidos no desaparecimento dos números negativos de audiência.
Críticas e/ou sugestões? Contatos:
danyllo@otvfoco.com.br
@Ligado_na_TV | @JuniorDanyllo | Instagram