De cair queixo! Saiba os valores absurdos para anunciar no JN, Fantástico, Silvio Santos, Encrenca e Jogo Aberto
04/03/2020 às 12h53
Analisamos quanto custa anunciar nos principais canais abertos da televisão brasileira e quanto valem seus programas queridinhos. Confira, você não vai se arrepender!
Você sabe quanto custa anunciar em alguns dos principais programas das emissoras brasileiras? Pois prepare-se, porque a bolada é das grandes e pode te deixar um tanto quanto atordoado com os estrondosos valores. Separamos algumas das maiores atrações e audiências da Globo, SBT, Band, Record e RedeTV! e, com um pouco de apuração e curiosidade, descobrimos o valor aproximado, segundo divulgado em medias kits das próprias emissoras, de cada programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GLOBO
Começando pela platinada, líder em audiência. A poderosa, como já era de se esperar, possui os valores mais caros do mercado, se comparada aos programas analisados, mas, vale dizer que, não só para a Globo, como para todas as outras emissoras, os preços são negociados na hora da venda publicitária e não, necessariamente, são adquiridos pelos valores de tabela [os descontos aplicados podem variar de 50% a 80%].
JORNAL NACIONAL: De segunda à sexta, e até mesmo aos sábados, o jornalístico de William Bonner é o mais assistido da televisão brasileira e não é a toa que ele é o líder nos preços comerciais. Para adquirir meros 30 segundos de publicidade dentro da atração [de seg à sex], é necessário desembolsar um total de R$ 847.900 mil. Achou muito caro? Bom, você pode adquirir então somente 6 segundos por R$ 339.160 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FANTÁSTICO: O dominical também não fica muito atrás do Jornal Nacional, contudo, seus preços são mais compatíveis com o mercado. A atração também é líder em audiência e assim como o jornalístico, tem seus preços tabelados das duas seguintes formas: 30 segundos de anúncio custam R$ 650.900 mil, já 6 segundos equivalem à R$ 260.360 mil.
RECORD
O canal de Edir Macedo disputa ferozmente a vice-liderança com o SBT, contudo, tem preços mais altos do que a emissora de Silvio Santos. É claro que os preços variam de acordo com os programas e suas respectivas audiências e, nesta matéria, não estamos comparando eles entre si, mas, no geral, a tabela da Record é mais careira do que a da concorrência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DOMINGO ESPETACULAR: Exibido aos domingos a partir das 19h30 na Record, a revista eletrônica objetiva trazer informação e entretenimento para os telespectadores, seu principal diferencial é oferecer uma opção inteligente no horário dos tradicionais programas de auditório. Para anunciar no “diferentão” da faixa horária, de acordo com o media kit da empresa, só há uma opção, desembolsar R$ 590.800 mil para 30 segundos de propaganda.
JORNAL DA RECORD: O jornalístico do canal de Edir Macedo, exibido de segunda à sábado, não é líder em audiência, mas também não é dos piores. Navegando entre a vice-liderança, na maioria das vezes, e o terceiro lugar, a atração acaba sendo uma pouco mais cara que o dominical, de seg a sex, o preço para anunciar 30 segundos no JR é de R$ 590.200 mil.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record se mostra bem-intencionada com nova grade, mas comete erros primários
● Órfãos da Terra tem final previsível e perde ótima chance de emplacar na Globo
● Saiba porque Por Amor é “vinte anos” melhor do que O Sétimo Guardião na Globo
SBT
Vice-líder em audiência durante quase todas suas faixas horárias, o SBT só perde pra Globo. Com preços mais “camaradas”, se comparados aos anteriores, o canal de Silvio Santos está entre os queridinhos da publicidade.
PROGRAMA SILVIO SANTOS: A atração do poderoso chefão é uma das mais caras da casa, também é uma das maiores audiências do canal. Assim como a Record, conforme divulgado no anúncio comercial da empresa, a emissora só oferece uma opção de propaganda: a de 30 segundos que custam R$ 588.00 mil.
SBT BRASIL: O SBT também tem seu próprio jornal de segunda à sexta-feira, contudo, o jornalístico malemá chega na vice-liderança, já que o JR é bem forte nesta faixa horária, a briga é das boas. Voltando aos valores, como toda emissora, a atração também é mais barata do que a concorrência: R$ 443.400 mil para 30 segundos de anúncio.
BAND
Na Band são poucos os programas que explodem em audiência e os preços publicitários condizem com o canal, o que quero dizer com isso? Eles não serão tão exorbitantes quanto os mencionados anteriormente.
JOGO ABERTO: O esportivo de Renata Fan, exibido de segunda à sexta, é uma das maiores apostas do canal em questão de audiência e faturamento. O programa tem um desempenho tão bom quanto o jornalístico de Datena, Brasil Urgente. Para anunciar na atração da poderosa, é preciso desembolsar o equivalente a R$ 111.903 mil.
BRASIL URGENTE: Falando em Datena, é claro que seu programa não ficaria de fora desta análise. O vespertino da Band é uma das melhores, se não a melhor audiência do canal e para anunciar no jornalístico é mais barato ainda do que no Jogo Aberto, 30 segundo no Brasil Urgente custam R$ 107.157 mil.
REDETV!
No ranking geral, infelizmente, a RedeTV! é a emissora “menos assistida”, mas não deixa de ter excelentes números em audiência e, em raros momentos, bater nas gigantes. O canal possuí preços, assim como a Band, mais amenos, contudo, valoriza seus programas de sucesso.
ENCRENCA: O que é o caso do dominical engraçadinho e queridíssimo do público. A atração de Tatola Godas, Dennys Motta, Ricardinho Mendonça e Ângelo Campos é uma das mais caras do canal, e com razão, pois também é a maior audiência da RedeTV!. 30 segundos de anúncio no programa custam R$ 232.320 mil.
Autor(a):
Thainá Rambaldo
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, trabalho na área há cinco anos e tenho experiência em TV, rádio, agência de publicidade, redação, atendimento, assessoria de imprensa, planejamento de mídias digitais, apresentação, edição de vídeo e imagem.No TV Foco escrevo sobre TV e Famosos, faço críticas e o balanço do dia das audiências prévias da televisão.