Motivos que podem levar o seu Bolsa Família a ser bloqueado
O Bolsa Família foi fundado como um programa social, afim de ajudar financeiramente as família de baixa renda, porém, alguns benefícios podem ser bloqueados caso os brasileiros cometam algumas infrações e circunstâncias.
A Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social estão apontando alguns motivos alertando os brasileiros beneficiários, com o objetivo de identificar pessoas que recebem o benefício indevidamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, cerca de 2,7 milhões de cadastros já foram bloqueados desde o início do ano de 2023, e ainda terá uma reanálise que poderá permitir a expansão da folha de pagamentos, incluindo mais de 700 mil famílias que precisam verdadeiramente do benefício.
Um dos principais motivos do bloqueio do programa é a falha na atualização dos dados dos beneficiários no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), já que esse portal é o responsável pros pagamentos e distribuição dos créditos. Portanto, os cidadão devem atualizar os dados a cada dois anos.
Outro motivo que pode levar ao bloqueio do Bolsa Família é a inclusão de dados inconsistentes na inscrição do Cadastro Único, ou quando quando os beneficiários ficam mais de 6 meses sem realizar os saques, o cadastro é bloqueado de maneira automática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o benefício federal é voltado primordialmente para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, ou seja, se caso o cidadão possui uma renda mensal de mais de R$ 218 por pessoa, ele não terá mais direito de receber os pagamentos.
Como foi realizado o bloqueio para famílias unipessoais?
O pente-fino, realizado pela nova administração, identifica que grande parte dos cadastros de familiares unipessoais são fraudulentos, por isso muitas pessoas que recebem o Bolsa Família mesmo morando sozinhas tiveram o cadastro bloqueado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, caso a pessoa preencha os requisitos e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE