Aposentados e pensionistas do INSS tiveram boa notícia
Não precisa ser um grande especialista em assuntos bancários para entender que um dos grandes problemas de quem usufrui desses serviços costuma ser os juros e altas taxas. Contudo, os aposentados e pensionistas do INSS tiveram mais uma grande vitória nesta última semana.
Para se ter uma pequena dimensão, o número de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão aderindo ao consignado só aumentou no último ano. Um levantamento feito pelo Banco Central (BC) mostra bem essa nova realidade e mostra um recorde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro, o volume de contratação atingiu a marca de R$ 230,5 bilhões contratados por este público. Segundo o BC, este é o maior valor já registrado para este tipo de contratação para segurados do INSS. Para se ter uma pequena, o crescimento representou uma alta de 20% e impressionou.
Aliás, o consignado é uma espécie de crédito em que o cidadão recebe o dinheiro e passa a ter que pagar a dívida na forma de descontos diretos na conta. Quando um aposentado solicita o dinheiro, por exemplo, passa a receber a sua aposentadoria com descontos até que consiga quitar a despesa por completo.
Essa opção de crédito é considerada mais segura pelos bancos, pois o desconto acontece diretamente na folha de pagamentos. Os bancos costumam considerar que há pouco risco de não pagamento. Por conta disso, a taxa de juros exigida costuma ser mais baixa em relação a outras modalidades de empréstimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL É A NOVA TAXA DE JUROS DO CONSIGNADO?
Para quem não sabe, o atual teto da taxa de juros do consignado é de 2,14%. Contudo, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou no início desta semana, a redução deste teto da taxa de juros. A ideia é que a partir de agora este limite passe dos atuais 2,14% para 1,70% ao mês no crédito pessoal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE