Tudo sobre a paralisação vital confirmada atingindo em cheio o Metrô de São Paulo
Nesta sexta-feira (6), uma notícia confirmando uma paralisação vital no metrô de SP, acabou atingindo em cheio uma linha popular, pegando milhares de cidadãos de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Dito isso, todo e qualquer imprevisto acaba causando verdadeiros desconfortos.
De acordo com informações do portal Folha de São Paulo, a passagem do tatuzão na linha 6-laranja fechou o trecho da 4-amarela do metrô no fim de semana em SP. O trajeto entre as estações Paulista-Pernambucanas e República será realizado por ônibus da Operação Paese.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, para que fique claro sobre o assunto, foi divulgado que a passagem do tatuzão -equipamento de 109 metros de comprimento, 10,61 metros de diâmetro e 2.000 toneladas- na abertura do túnel da linha 6-laranja do metrô vai paralisar um trecho da linha 4-amarela, operada pela ViaQuatro, neste fim de semana em São Paulo.
Dessa forma, como a tuneladora vai passar na região da estação Higienópolis- Mackenzie, esta parada, além de República e Luz, da amarela, estarão fechadas a partir das 21h deste sábado (7) até o início da operação comercial na segunda-feira (9), às 4h40.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, diante disso, o trajeto entre as estações Paulista-Pernambucanas e República será realizado por ônibus da operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência). No que diz respeito a Paulista-Pernambucanas até a estação Luz, os usuários deverão fazer a transferência pela linha 2-verde do metrô.
Ainda, segundo a fonte, a mudança não afetará o restante da linha amarela. Dessa forma, visando evitar maiores tumultos, os passageiros já estão sendo avisados da alteração por meio de avisos sonoros, placas e vídeos veiculados nas telas das estações e trens da linha operada pela concessionária.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A título de informação, tendo sido, construída pela concessionária Linha Universidade, a linha 6-laranja terá 15 quilômetros de extensão e 15 estações, e vai ligar a região da Brasilândia, na zona norte da capital, à estação São Joaquim, no centro. Segundo a concessionária, a linha reduzirá a 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, são dois tatuzões trabalhando na linha. Um deles saiu da estação Santa Marina, ao lado da ponte da Freguesia do Ó, e já passou pelas estações Água Branca, Sesc-Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida e Faap- Pacaembu.
Agora está chegando à Higienópolis-Mackenzie no cruzamento com a linha 4-amarela. Depois só faltarão as estações 14 Bis-Saracura e Bela Vista antes de chegar à São Joaquim. No sentido norte, outro tatuzão saiu da estação Freguesia do Ó, já abriu a passagem pela estação João Paulo 1º e Itaberaba-Hospital Penteado e segue rumo à Maristela, uma antes da Brasilândia. Depois de finalizada, a linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.
Quais são as maiores estações de Metrô do Brasil?
Os 9 maiores sistemas sobre trilhos do Brasil:
- 2 – Trens Metropolitanos do Rio de Janeiro.
- 3 – Metrô de São Paulo.
- 4 – Metrô Rio.
- 5 – Metrô de Porto Alegre.
- 6 – Metrô de Brasília.
- 7 – Metrô do Recife – Metrorec.
- 8 – Metrô de Salvador.
- 9 – Metrô de Belo Horizonte.