A Anvisa agiu de forma rápida para arrancar de vez três marcas de leite, peixe e sal dos supermercados
A Anvisa precisou agir com urgência após as denúncias de três marcas de leite, peixe e sal virem a tona e aterrorizarem os clientes.
Acontece que problemas como intoxicação afetaram milhares de pessoas, e por conta disso os produtos precisaram ser retirados dos supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS PRODUTOS FORAM ARRANCADOS DAS PRATELEIRA?
Segundo informações da Prefeitura de João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, através da Vigilância Sanitária, realizou uma fiscalização em oito estabelecimentos da Capital para verificar se eles estavam vendendo alguns produtos da marca Natville fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda. É que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão da venda, distribuição e uso de alguns desses produtos.
Durante a fiscalização, a Vigilância Sanitária detectou que três estabelecimentos ainda comercializavam os produtos: leite UHT integral, leite UHT desnatado (embalagem de um litro) e soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).
De acordo com a agência, que exigiu o recolhimento voluntário desses produtos, uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) verificou que a empresa de laticínios produziu os alimentos “sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Natville, em declaração, disse que os produtos estão sendo fiscalizados e que apenas um determinado lote foi retirado, eles seguem vendendo.
Já a marca de sal que a Anvisa retirou dos supermercados foi Sal Rosa do Himalaia, marca Lina, da empresa Peralta Distribuidora de Alimentos Ltda, CNPJ n. 07.158.073/0004-06.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Para fechar 2024: Feriado PROLONGADO segunda (30/12) chega a milhares em SP na era Tarcísio
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Fim do PIS/PASEP: Nova lei trabalhista anunciada traz adeus do benefício por 1 atitude e atinge 53M brasileiros
Segundo determinação da Anvisa: “A ANVISA informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 3.654, de 27 de setembro de 2023, D.O.U. de 28/09/2023, a qual proíbe a distribuição, comercialização, fabricação e uso do lote SGH 22607”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 169.1P.0/2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo com resultado insatisfatório para o teor de iodo (abaixo do mínimo estabelecido).
O produto voltou a ser comercializado.
Por fim, o g1 divulgou que a marca de atum Cellier, também precisou ser retirada dos supermercados. A restrição ocorre por causa de um surto de intoxicação alimentar no interior de São Paulo. O veto atinge o lote 08/05/23, que foi fabricado na mesma data e tem validade até 08/05/2025. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. O recolhimento do produto também foi determinado.
O Centro Vigilância Sanitária de São Paulo relatou à Anvisa que houve um surto intoxicação alimentar por histamina em Centros de Educação Infantil (CEI) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento.
O produto segue sendo vendido e a empresa retirou os específicos lotes para análise.