Essa é a notícia que vai deixar milhões de trabalhadores brasileiros animados
O desespero bate na porta de milhões de trabalhadores brasileiros logo no início do mês. O fato é que, o salário mal entra na conta e já é distribuído inteiramente em quitações de contas que deixam a muitos de cabelo em pé.
Mas, o que muitos desses trabalhadores com carteira assinada não imaginam é que, eles podem aproveitar opções de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Criado pelo Governo Federal em 1966, o Fundo tem como objetivo proteger os funcionários em casos de demissão sem justa causa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O FGTS funciona como uma espécie de poupança, onde a cada mês o empregador deve depositar 8% do salário na conta vinculada ao fundo. O direito funciona como uma poupança, mas, o dinheiro só pode ser usado em situações específicas.
Quando eu posso sacar o dinheiro do FGTS?
Dentre as opções de saque está a aposentadoria, além dos casos de doenças graves ou na compra da casa própria. Na última situação, o dinheiro é usado como valor de entrada, aliás, segue sendo o principal recurso para muitas famílias dar entrada em um imóvel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco responsável pelo recolhimento do dinheiro dos trabalhadores é a Caixa Econômica Federal. Assim, fica a cargo da instituição informá-los das suas opções de saque.
Uma delas, inclusive, se trata do saque-aniversário. Nela, o trabalhador pode optar por receber parte do dinheiro no mês do seu aniversário. Já no saque por doenças graves, algumas das enfermidades listadas são o câncer, HIV, Parkinson e outras. Nesse caso, é preciso apresentar um laudo médico que comprove a doença.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta no Bolsa Família: Essa lista de beneficiários tem até o dia 30/12 para evitar corte no benefício
● Para desbloquear o teto máximo: 5 passos para se aposentar pelo INSS em 2025 ganhando mais de R$7 mil
● Isenção do IPTU, adeus pagamento em passagens e vitória em plano de saúde: 3 vitórias garantidas a idosos 60+
Em caso de rescisão do contrato de trabalho o saque também é permitido. Nessa situação, quando o trabalhador é demitido sem justa causa, podendo embolsar o saldo completo do FGTS e uma multa de 40% sobre o valor total depositado pela empresa no período de exercício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE