Salário impressionante, briga na justiça pelo personagem e polêmicas marcam a relação de Ana Maria Braga e Louro José

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Ana Maria Braga no Mais Você (Foto: Reprodução/Globo)

Ana Maria Braga e Louro José no seu programa na Globo (Foto: Reprodução)

Ana Maria Braga e Louro José no seu programa na Globo (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há 20 anos no ar somente na Globo com o Mais Você, Ana Maria Braga e Louro José tem uma relação de amizade, mas também algumas polêmicas que o TV Foco revela agora para vocês. 

Ana Maria Braga e Tom Veiga, o Louro José, tem uma relação muito antiga além dos muros da Globo. A apresentadora teria sido a responsável por criar o personagem, quando ainda comandava nos anos 90 o Note e Anote na TV Record. De lá para cá, Ana Maria Braga e seu papagaio se tornaram completamente inseparáveis. Claro, que como todas as relações, eles também se envolveram em algumas polêmicas, inclusive, no ar.

+ Após briga com Giovanna Ewbank, Marina Ruy Barbosa expõe verdade e fala sobre perdão: “Não tem como”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas muita gente se pergunta sobre como são os dois no Mais Você. Em entrevista para a Folha neste último final de semana, Ana Maria Braga falou sobre isso: “A gente não tem script. O Tom [Veiga, que dubla o personagem] era o meu produtor na Record. Um monte de gente testou fazer o Louro e não dava certo. Não casava a voz e o boneco —que era um horror. Aí um dia ele fez o teste e deu um casamento. Ele incorporou o Louro. Mas ele é uma pessoa. O Louro, outra. São temperamentos diferentes. Nunca briguei com o Tom. Ele é um grande amigo meu. Eu brigo com o Louro. O Louro é muito metido”.

+ Situação de Fernanda Gentil fica tensa na Globo, estrela segue na geladeira e fator faz afundar chances da apresentadora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que muita gente também se pergunta sobre o valor do salário do papagaio na Globo. Estima-se que Tom Veiga, que possui quase 500 mil seguidores nas redes sociais com o perfil de Louro José, leve para casa todos os meses cerca de 180 mil reais. Isso mesmo, o valor é alto, mas o papagaio tem praticamente uma função de segundo apresentador do Mais Você da Globo, não é mesmo?

+ Comemorando 2 anos juntos, Túlio Gadelha dá presente surpreendente para Fátima Bernardes e a coloca contra parede

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas nem só de dinheiro e relações felizes, Ana Maria Braga e Tom Veiga sobrevivem, comemorando 20 anos sem interrupções no ar na Globo, os dois enfrentam uma verdadeira batalha na justiça pelos direitos do personagem. É que a apresentadora está na justiça em disputa judicial há alguns anos com um produtor de seu programa Note e Anote, que alega que foi ele quem desenvolveu o boneco bem como suas características a época. Ana Maria rebate, afirma que a ideia foi dela e agora cabe a justiça definir o que acontecerá.

Ana Maria Braga no Mais Você
(Foto: Reprodução/Globo)

MAIS DETALHES DA BRIGA NA JUSTIÇA PELO PERSONAGEM

Para quem não sabe, Ana Maria já chegou a disputar os direitos na Justiça outras vezes e a Disney chegou a acusar o Louro de plagiar o personagem Zé Carioca. Na época, Ana Maria Braga venceu o processo e pede até hoje uma indenização de R$ 650 mil por danos morais.

O Louro José foi criado ainda no Note e Anote, da Record, nos anos 90, quando o ex-marido de Ana, Carlos Madrulha, teria criado o personagem junto com ela. Os artistas Antonio Marcos Costa de Lima e Renato Aparecido Gomes tentaram registrar os direitos autorais, afirmando que criaram os primeiros croquis do Louro.

Todavia, Madrulha já havia feito o registro anteriormente e a Justiça negou o pedido da dupla. Posteriormente, Ana Maria Braga abriu uma ação em meados de 2012 para rever os direitos. Segundo eles, o Louro foi criado para atingir um público infantil e foi inspirado no papagaio que tinham em casa.

O nome foi dado em homenagem ao filho do casal, Pedro José. Eles tiveram a ideia e contrataram uma empresa terceirizada para fazer o desenho, além do manipulador do fantoche. Mas qual o problema de tudo isso? O advogado Franklin Gomes explica: “Todos que participam de algum modo da construção do personagem são coautores”.

“Além da caracterização física, ele tem personalidade e uma série de outros atributos que podem ser construídos com reuniões de esforços. É possível que o direito autoral tenha mais de um autor. O ideal é haver um contrato com reconhecimento da participação de cada um na criação como forma de evitar um possível conflito”, afirmou.

O direito autoral de Ana Maria Braga, por sua vez, não lhe dá o reconhecimento jurídico para explorar o personagem comercialmente como marca, já que isso precisa ser requerido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), fazendo com que só ela possa usar tal marca, que no caso seria o Louro. Continue lendo aqui.

Autor(a):

Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram

Sair da versão mobile