Fabricante popular de doces recolhe produtos e alerta consumidores sobre risco de contaminação junto a Anvisa
Consumidores de todo o país foram surpreendidos pelo anúncio de uma proibição urgente da Anvisa, que atingiu em cheio uma fabricante de doces popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o órgão fiscalizador, a proibição, publicada no Diário Oficial da União, atinge uma marca famosa de doces devido a uma possível contaminação por Salmonella.
Além disso, o anúncio ganhou grande repercussão, com o Jornal da Globo e o G1 divulgando mais detalhes em 23/08/2024. A ação ocorreu após a própria fabricante comunicar a Anvisa sobre o problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DOCES PROIBIDOS
A Anvisa, junto à Dori, anunciou o recolhimento de produtos fabricados em Rolândia (PR) no período de 21 de junho a 10 de julho de 2024.
Posteriormente, a empresa anunciou que “o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído”, tranquilizando os consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, vale destacar a ação da empresa em fazer o alerta ao órgão regulador, o que mostra o compromisso da Dori com a saúde dos consumidores.
Ademais, a Dori orientou os clientes que compraram os doces listados não os consumam e entrem em contato com o serviço de atendimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 300kg de carne podre: Anvisa faz interdição contra açougue popular e Globo desmascara nojeira
● Risco de câncer: Globo confirma decreto de interdição da Anvisa contra n°1 das mulheres no Brasil
● Âncora do JH confirma proibição da Anvisa e retirada de produto mais amado das donas de casa dos mercados
Dessa forma, os consumidores podem buscar orientações sobre recolhimento e reembolso ou tirar quaisquer outras dúvidas relacionadas a situação.
DOCES ATINGIDOS PELA PROIBIÇÃO
O fabricante orientou os pontos de venda e estabelecimentos varejistas a interromperem imediatamente a venda dos seguintes produtos, distribuídos nacionalmente, dependendo do lote e da validade:
Bala Hortelã Recheada 30x600G, Bala Bolete Tutti Frutti 30x600G, Bala Hortelã Mint 30x600G, Bala Morango Recheada 30x600G, Dori Regaliz Tijolo 16x60G, Bala Lua Cheia Chantilly 24x600G, Bala Yogurte100 Morango 24x600G e Bala Yogurte100 Morango 24x400G.
Com isso, a ação visa garantir a segurança dos consumidores. Além disso, produtos foram distribuídos nacionalmente e devem ser retirados de circulação conforme indicado.
O que a ingestão de alimentos contaminados por Salmonella podem causar?
A ingestão de alimentos contaminados por Salmonella causa uma infecção alimentar conhecida como salmonelose.
Normalmente, os sintomas incluem diarreia, febre e cólicas abdominais. Além disso, muitas pessoas podem experimentar náuseas e vômitos após a exposição à bactéria.
Em casos mais graves, a infecção pode levar à desidratação severa, especialmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
Consequentemente, essas pessoas podem precisar de hospitalização. Por fim, embora raro, a bactéria pode se espalhar pela corrente sanguínea, causando infecções em outros órgãos e complicações sérias.