“Salve Jorge” está bem iluminada!
26/04/2013 às 20h39
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outra ocasião, abordei o tema “iluminação” e tomei a novela “Amor e Revolução” exibida no SBT como referência.
Na época, lembro ter falado sobre a fraca iluminação nas cenas nessa novela. Até pode ter sido estratégia do diretor tentando mostrar um cenário mais sério e envolvente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando falamos em iluminação, o assunto é complexo e longo. Num mesmo cenário, é possível alterar sua forma, sua cor, sua beleza através da quantidade de luz ou posição em que é emitida.
Dias desses, eu estava na sala em companhia da esposa assistindo a novela “Salve Jorge” da Globo. Eu não acompanho essa novela, mas uma coisa me chamou a atenção:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tal iluminação.
Que interessante! Se você leitor, puder perceber, a iluminação principal não esta no rosto do ator ou atriz.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record se mostra bem-intencionada com nova grade, mas comete erros primários
● De cair queixo! Saiba os valores absurdos para anunciar no JN, Fantástico, Silvio Santos, Encrenca e Jogo Aberto
● Órfãos da Terra tem final previsível e perde ótima chance de emplacar na Globo
A luz principal está no recorte. Note que a luz predominante é a que vem de cima e dos lados. O cabelo fica em evidência criando um clima claro, livre, gostoso. Esse tipo de iluminação é chamada luz de recorte.
Podemos notar a diferença entre a iluminação da novela com a do programa da MaríliaObjetos do cenário produzem sombra sobre outros objetos e paredes. O rosto do personagem não fica parecendo de porcelana e sim algo vivo, alegre. A imagem na TV é qualificada e proporciona mais nitidez.
Quer um paradoxo? Vejam a iluminação do “Programa do Jô” ou de “Marília Gabriela”. São exemplos de uma bela iluminação, mas totalmente diferente do que se vê nessa novela. É para outra finalidade.
Se pudéssemos ver todo o cenário de Marília, ficaríamos perplexos com a quantidade de luz que é usada no estúdio.
Acima das cabeças, há uma grade com um batalhão de luzes acesas e cada uma delas tem uma função. Não estou falando da potência de luz que é emitida e sim da sua posição.
Nada adianta acender por acender luzes por todos os lados que acabará prejudicando a imagem. Cada holofote aceso busca um determinado ponto do cenário ou do entrevistado. Isso é minuciosamente estudado antes.
O técnico em iluminação é tão importante quanto o diretor, o ator, atriz ou apresentador. Parabéns à eles.
Texto: Roberto Sabbatino / @tvfococolunista
Autor(a):
Roberto Sabbatino
Roberto Sabbatino é cinegrafista da produtora RA Filmes estabelecida na cidade de Jaú/SP. Escreve sobre TV desde 2008. As opiniões do colunista apresentadas neste site, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.Twitter: @tvfococolunista