Santander confirma venda de banco gigante a montadora por valor absurdo
O banco Santander concluiu a venda de banco gigante para um grupo entre montadoras por valor extremamente alto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O negócio concluído teve divulgação pelo próprio Santander que movimentou de vez tanto o setor financeiro quanto o setor automotivo com isso.
De acordo com notícia publicada pelo Valor, da Globo, o Santander Brasil informou que concluiu a venda das suas fatias de 50% no Banco PSA Finance Brasil e na PSA Corretora de Seguros para a Stellantis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O negócio teve início em novembro de 2022, o valor oficial da venda não foi divulgado mas conseguimos ter uma estimativa dos valores dos bancos nesse ano de 2023.
Para quem não sabe o que é PSA, ele é um banco de montadora, que atua no financiamento de veículos novos e seminovos Citroën, Fiat e Peugeot. Segundo o sistema IFData, do Banco Central, em março o PSA tinha R$ 2,204 bilhões em ativos totais e R$ 263,9 milhões em patrimônio líquido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Santander Brasil tem participações em outros bancos de montadoras, como uma fatia de 39,89% no RCI, em parceria com a Renault/Nissan; e 50% no Hyundai.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUEM É A COMPRADORA?
A parte do Santander agora é controlada pela Stellantis, mas a instituição vai ajudar na operação no início dos trabalhos. Esse processo faz parte da estratégia financeira da empresa para os próximos anos. Além de comprar os 50% da instituição financeira, a montadora também comprou os 50% da corretora de seguros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Stellantis é um grupo automotivo multinacional formado a partir da união da montadora Fiat Chrysler Automobiles com a montadora francesa PSA Group, após a conclusão de um acordo de fusão 50–50 citados acima.
A sua sede localiza-se em Amsterdã, nos Países Baixos e conta com 14 montadoras:
- Abarth
- Alfa Romeo
- Chrysler
- Citroën
- Dodge
- DS
- Fiat
- Jeep
- Lancia
- Maserati
- Opel
- Peugeot
- Ram
- Vauxhall