O Santander antecipou o encerramento de um serviço crucial aos brasileiros e todos os clientes se surpreenderam com a decisão. Apesar disso contam com outros meios para efetivar a ação de transação
O Santander, um dos principais bancos no Brasil, confirmou a antecipação do fim de um serviço vital, em setembro de 2023. A decisão pegou a todos os clientes de surpresa, após o comunicado oficial da empresa chegar para todos os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As instituições financeiras são fundamentais para as pessoas, que muitas vezes possuem todo o dinheiro que possuem guardado nelas. Portanto, qualquer mudança que as atingem precisam estar muito bem esclarecidas, para que ninguém tome algum tipo de dano ou prejuízo.
De acordo com o portal ‘CNN’, a partir de setembro de 2023 os bancos começaram a antecipar um movimento que já estava previsto. Isso porque, passaram a encerrar as operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas. Um dos primeiros a acabar com ele foi o Santander.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o DOC era uma das transações mais utilizadas há alguns anos atrás, porém acabou perdendo espaço com o avanço tecnológico. Seu uso diminuiu ainda mais em 2020, quando surgiu o PIX, deixando a operação praticamente sem função e por conta disso chegou ao fim de vez em fevereiro de 2024.
De acordo com um levantamento feito pela Febraban, em 2022 foram cerca de 59 milhões de transações realizadas pelo DOC. Apesar de parecer muito, representou apenas 3,7% do total de mais de 63 bilhões realizadas naquele ano. Ele ficou atrás do PIX, dos cartões de crédito e débito, do boleto, do TED e até mesmo do cheque. Portanto, se você costumava utilizar, precisa ficar ciente que não é mais possível, nem no Santander e nem em outra instituição financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado oficial
Diante dessa situação, a Febraban emitiu um comunicado oficial revelando o motivo desse encerramento. O responsável pela justificativa foi o presidente Isaac Sidney, que segundo ele é um comum acordo do órgão com os bancos.
“A Febraban e os bancos estão constantemente avaliando a modernização e atualização de todos os meios de pagamento utilizados no país, a fim de melhorar a conveniência para os clientes”, afirmou ele.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No site oficial do Santander, aparece que desde setembro de 2023 não oferecem mais o serviço do DOC. “O DOC foi descontinuado, agora suas transferências poder ser feitas por Pix ou Ted”, esclareceu o banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos clientes o Santander tem?
De acordo com o portal ‘Canaltech’, o Santander conta com pouco mais de 65milhões de clientes, com cerca de 3 mil agências e 36 mil caixas eletrônicos.