O banco Santander, Itaú, Caixa, entre outros, se unem em fim de serviço crucial confirmado agora em 2024. Veja todos os detalhes
Alguns serviços bancários que eram amplamente utilizados pelos clientes estão sendo descontinuados e chegando ao fim, gerando um impacto direto no dia a dia de muitas pessoas.
Bancos como Santander, Itaú e Caixa Econômica, por exemplo, confirmaram o fim de um serviço vital que antes facilitavam transações e era amplamente utilizados pelos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, esse fim de serviços exigiu rápida adaptação dos usuários, que precisaram buscar mudar a forma como realizavam o repasse de valores entre contas.
Resumo
- A evolução do setor bancário tem feito com que as instituições como o Santander, Itaú e Caixa se adaptem as novas realidades;
- Dessa forma, os bancos precisaram cravar o fim de um dos serviços mais populares envolvendo as transações financeiras;
- Trata-se do fim das transferências via DOC e TEC;
- A seguir, veja tudo em detalhes.
Fim de serviço crucial nos bancos
Conforme apurado pelo TV FOCO, o Documento de Ordem de Crédito (DOC), criado pelo Banco Central em 1985, visava permitir transferências entre contas bancárias. Sendo o serviço pioneiro de transferências.
Há mais de 30 anos, o serviço eletrônico serviu milhões de brasileiros que realizavam transferências bancarias nas instituições como o Santander, Itaú e Caixa Econômica Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, conforme as apurações do TV FOCO e, a partir de informações do portal ‘InfoMoney’, o DOC perdeu espaço, principalmente após o lançamento do PIX em novembro de 2020.
Assim, no início de 2024, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o DOC só poderia ser utilizado nas funções de emissão e agendamento, até as 22h de 15 de janeiro, depois chegou ao fim.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destacando que, a data máxima de agendamentos do DOC foi até o dia 29 de fevereiro, após essa data o serviço chegou ao fim definitivamente. Encerrando também os prazos de processo de agendamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também chegou ao fim. O serviço foi criado exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, mas, também caiu em desuso.
À reportagem do InfoMoney, a Caixa disse na época que seguiria o cronograma da Febraban. Já o Itaú e o Santander afirmaram que antes mesmo da decisão da federação, já haviam dado fim ao serviço do DOC.
Impactos do Pix no setor bancário
A extinção das modalidades DOC e TEC, conforme Walter Faria, diretor-adjunto da Febraban, se deve ao desinteresse dos brasileiros, principalmente após o surgimento do Pix, que se tornou a forma preferida de pagamento por ser rápida e gratuita.
Em 2023, as transações via DOC representaram apenas 0,05% das operações totais. O DOC e a TEC ficaram para trás em relação a outras formas de pagamento, como cheques, TED, boletos e cartões.
- Ambas tinham um limite de R$ 4.999,99 por transação, sendo o DOC processado no dia seguinte e a TEC no mesmo dia.
- A principal diferença é que a TEC permite transferências para várias contas ao mesmo tempo, enquanto o DOC não.
Destacando que o Pix é gratuito, instantâneo e permite transações de grandes valores. Por isso, acabou se tornando o método favorito de transferências, fazendo os outros caírem em desuso.
Considerações finais
Com a chegada do Pix, que oferece transferências instantâneas e gratuitas, os serviços tradicionais como o DOC/TEC perderam espaço, levando bancos como Santander, Itaú e Caixa a cravarem o fim desses serviços.
Quais os tipos de transferência bancária?
Existem diversos tipos de transferências bancárias, que variam de acordo com a velocidade, custo e conveniência. Aqui estão os principais tipos:
TED (Transferência Eletrônica Disponível)
- Transferência realizada entre contas bancárias de diferentes instituições financeiras no Brasil.
- Não há limite mínimo, mas pode haver limite máximo dependendo do banco.
- Geralmente processada no mesmo dia, desde que realizada dentro do horário comercial.
- Pode ser cobrada uma tarifa, dependendo do banco e do tipo de conta.
PIX
- Modalidade de transferência instantânea, criada pelo Banco Central do Brasil.
- Não há limite mínimo ou máximo, mas os bancos podem definir suas próprias condições.
- A transferência ocorre em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Gratuito para pessoas físicas em transações realizadas entre contas de mesma titularidade ou para pagamentos em lojas e serviços.
- Porém, para pessoas jurídicas e transferências específicas, podem ser cobradas tarifas.
TEF (Transferência Eletrônica Financeira – Transferência entre contas do mesmo banco)
- Transferência realizada entre contas dentro do mesmo banco, sem a necessidade de intermediação de outra instituição financeira.
- Realizada imediatamente, normalmente em tempo real.
- Geralmente gratuita, mas pode haver taxas dependendo do tipo de conta e do banco.
Transferência Internacional
- Transferência realizada entre contas bancárias de diferentes países.
- Pode demorar de 1 a 5 dias úteis, dependendo do país de destino e dos bancos envolvidos.
- Normalmente envolve taxas mais altas, tanto do banco remetente quanto do banco destinatário.
Destacando que, anteriormente ainda existiam as modalidades: DOC e TEC, mas, como mencionamos no começo deste texto, os serviços chegaram ao fim no início de 2024.
Aliás, veja também mais notícias sobre alterações no setor bancário CLICANDO AQUI.