Santos libera milhões para pagar reforço que não fez o que se esperava
O Santos é um dos principais clubes da série A e hoje luta para não cair para a segunda divisão do campeonato nacional. Apesar da má fase, o Peixe configura como um dos maiores times do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o clube vive um momento ruim financeiramente, mas, ainda assim, conseguiu quitar uma dívida que se arrastava por quase 10 anos. Hoje vamos falar da contratação de peso que o Santos fez e o que deixou endividado por praticamente uma década.
Conforme informações do Globo Esporte, no último dia 4 desse mês, o Santos finalmente liquidou sua dívida com a Doyen Sports relacionada à contratação do atacante Leandro Damião. Essa dívida persistia por quase uma década e estava programada para ser quitada em dezembro deste ano, mas o clube conseguiu antecipar os pagamentos após negociar os atacantes Ângelo e Deivid Washington com o Chelsea, da Inglaterra.
Em 2019, o clube deveria ter efetuado o pagamento da última parcela, no valor de cinco milhões de euros, ao fundo que intermediou a contratação do jogador, mas isso não aconteceu. Como resultado, a dívida com a Doyen aumentou para 15 milhões de euros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE O PEIXE FEZ PARA PAGAR AS CONTAS?
O calote fez as contas do clube serem bloqueadas. Em 2021, já sob a gestão do presidente Andres Rueda, o Santos entrou em um acordo com a Doyen para diminuir a dívida para 8,25 milhões de euros (45% de desconto) e parcelar o valor até dezembro deste ano. Mas, com as vendas dos garotos, conseguiu acertar as contas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não se lembra, Leandro Damião foi anunciado como reforço pelo Santos em dezembro de 2013. Naquela ocasião, o fundo de investimento Doyen Sports pagou 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 42 milhões na cotação de 2013) ao Internacional e transferiu o jogador para o Santos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jogador ficou no Santos de 2014 a 2018, mas, deu um chapéu no clube representando outras equipes nesse período, já que ele não atendeu ao investimento esperado e acabou sendo emprestado no tempo que estava de contrato assinado com o Peixe. Leandro Damião disputou 44 partidas e fez 11 gols pelo time da Vila.