Projeto de transporte semelhante ao metrô pode atender dezenas de regiões importantes da cidade de São Paulo
Paulistanos que dependem do uso de transporte público no centro tiveram uma boa notícia, na última sexta-feira (1º). Semelhante ao metrô, um novo meio de transporte ao ar livre está em desenvolvimento e deverá ver a luz do dia muito em breve.
A prefeitura da cidade participou de uma importante reunião e deu as primeiras informações sobre essa alternativa para se locomover pela cidade. O projeto deve atender, principalmente, o centro da capital, promovendo também uma revitalização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o site Metrô-CPTM, o secretário municipal de governo, Edson Aparecido, o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, liberou a inclusão do projeto de um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.
A reunião aconteceu na COP28, que é a conferência mundial do clima em Dubai. A intenção é discutir projetos de transporte que sejam limpos, como o metrô, por isso a cidade deve receber um investimento de R$ 1,6 bilhão de investimento.
“A ideia do VLT aqui no Centro primeiro é fazer uma requalificação urbana e que ele possa integrar as principais estações de ônibus, trem e metrô, com uma opção de transporte rápido para quem precisa se deslocar pelo Centro”, disse o secretário de governo em exercício, Clodoaldo Pelissioni.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma novidade sobre o projeto é que a prefeitura batizou o projeto de “Bonde São Paulo”, em homenagem aos veículos que dominaram o transporte público na capital. Esse tipo de transporte existiu entre a virada do século 19 e o final da década de 1960.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
ESTUDOS
De acordo com a gestão de Ricardo Nunes, a iniciativa já conta com estudos técnicos preliminares e projetos funcionais e, neste momento, a Prefeitura trabalha na elaboração de serviços especializados para o desenvolvimento de estudos técnicos urbanísticos como parte do Plano de Requalificação Urbana com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em breve, a a prefeitura realizará um chamamento público para receber contribuições da sociedade civil e da iniciativa privada para o projeto.
POR ONDE O VLT DE SÃO PAULO PASSARÁ?
As duas linhas também chegarão ao Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e Parque Minhocão.