Entenda como funciona a transferência e saque de aniversário do seu FGTS
O valor guardado do FGTS é uma grande salvação na vida de muita gente. Agora, no fim do ano, vários dos brasileiros utilizam o montante para juntar com o 13º salário e conseguir colocar os planos em prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse dinheiro nada mais é do que uma ‘poupança’ criada pela empresa ao trabalhador, na intenção de protegê-lo nos casos de demissão sem justa causa. Quanto mais tempo de trabalho, maior a quantia depositada.
Mas, de acordo com a lei, é possível retirar até 50% do saldo do FGTS no saque de aniversário. Isso pode ser feito por três meses, a partir do primeiro dia do mês em que o cidadão em questão esteja completando mais um ano de vida.
Ou seja, os milhares de trabalhadores que nasceram em novembro terão até dia 31 de janeiro para fazer a transferência. Se você nasceu nos meses de setembro e outubro, então, ainda está dentro do prazo. Em dezembro, já começa uma nova leva de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, é preciso destacar que, caso tenha sido demitido, é liberado para saque somente o valor referente à multa rescisória e não a quantia integral da conta. Essas regras são regidas pelo sistema de Consolidação das Leis do Trabalho aos brasileiros.
Como saber quanto tem de FGTS?
Segundo a Caixa Econômica Federal, é preciso baixar o aplicativo do FGTS para fazer a consulta. Se houver algum dinheiro para ser liberado, o usuário deve indicar uma conta de sua própria titularidade, de qualquer banco, para ter acesso à quantia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE