INSS tem 3 viradas para ajudar essa lista de beneficiários
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com uma lista de novidades que toda certeza são do interesse público. As notícias envolvem saque do FGTS, nova lista de doenças e ainda um novo benefício extra.
As boas notícias atingem diretamente os trabalhadores brasileiros, que como se sabe, estão assegurados pelo INSS. Seja para se aposentar no fim da vida ou para ter um auxílio-doença, quando precisa se ausentar do trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações divulgadas pelo O Globo, entrou em vigor no dia 29 de março, uma nova lista de doenças e com isso ocorreu a entrada de 165 patologias que fazem com que os trabalhadores precisem se ausentar do exercício da função.
Uma dessas doenças é o burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional). Ele é resultante do estresse crônico ligado à atividade laboral. Por muito tempo se discutiu se ele deveria ser incluído na lista de doenças que necessitam de auxílio e a partir de agora está incluso.
A segunda boa notícia, é que mesmo que a pessoa esteja afastada durante esse período, o INSS garantirá o recolhimento do FGTS. Então, a pessoa seguirá tendo seus direitos enquanto estará ausente do seu trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para fechar, a terceira e último boa notícia é que o afastamento nesses casos de doenças, a pessoa tem garantido o trabalho por 12 meses. Isso implica dizer que pelo menos por um ano, ela estará estável em seu trabalho.
QUANTO TEMPO DEMORA A CONCESSÃO DO AUXÍLIO-DOENÇA?
Conforme dados oficiais do site do governo federal, atualmente o tempo de espera para o trabalhador receber a resposta se sua solicitação foi ou não aceita é de 26 dias. Isso é um avanço, já que antigamente tinha pessoas que esperavam até meses para ter uma resposta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE