Saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem 100% do valor liberado pela Caixa e basta saber desses 4 passos para conseguir ter acesso ao benefício
Nas últimas semanas, muitas pessoas estão aproveitando para sacar seus benefícios, mas, não é todo mundo que consegue ter acesso ao valor todo, dessa maneira, muitos se questionam sobre como ter acesso a esse benefício. Pois bem, hoje vamos esclarecer isso e ainda expor os passos para você ter acesso ao benefício total.
Primeiro, é importante que você tenha certeza que é um dos selecionados para receber o FGTS. Ele é pago para pessoas que atuam sobre o regime CLT e é a Caixa que faz os pagamentos nas contas digitais dos beneficiários. Sabendo disso, vamos entender agora como sacar o valor total.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saque Rescisão Sem Justa Causa
De acordo com a Caixa, é possível sacar todo o FGTS, quando ocorre a rescisão de contrato de trabalho, sem justa causa, por iniciativa do Empregador. O empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social e comunicar a dispensa aos órgãos competentes. Assim, basta solicitar o saque via aplicativo. Ele é conhecido como saque rescisão.
Saque aposentadoria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Caixa destaca evidencia em seu site, que o saque aposentadoria é outra modalidade que permite o saque total do benefício. O trabalhador pode sacar todas as contas com saldo e para os trabalhadores que continuam com vínculo empregatício tem direito a realizar o saque dos depósitos mensais do recolhimento realizado pelo empregador.
Saque Calamidade
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, a terceira forma de ter acesso ao seu dinheiro é através do saque calamidade, o qual é destinado para trabalhadores que estejam lidando com casos de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas etc.) que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compra de um imóvel
Por fim, se você for efetuar a compra de imóvel, o FGTS retido pode ser sacado de forma total. Tanto para dar entrada no imóvel quanto para amortização de financiamento já feito.
A CAIXA É UMA EMPRESA PÚBLICA?
Diferente de muitos bancos que têm seus próprios donos, a Caixa Econômica Federal é sim uma empresa pública. Mas, ela é dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa, vinculada ao Ministério da Fazenda, regida por este Estatuto, pela Lei nº 4.595. Essas informações são do próprio site da instituição.