Saque extraordinário da Caixa tem regras anunciadas com liberação de 14 bilhões e festa dos trabalhadores
Governo está definindo algumas novas regras para um saque extraordinário do FGTS e a Caixa está diretamente envolvida nisso.
Vale destacar que nada disso está em vigor ainda, pois, faltam as aprovações pós votação, as regras que citaremos abaixo ainda estão em estudos e tramitações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do Jornal Contábil, o Ministério do Trabalho apresentou uma proposta à Casa Civil com o intuito de proporcionar aos trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do FGTS a oportunidade de resgatar o saldo remanescente de suas contas, visando corrigir uma alegada distorção e injustiça em relação aos trabalhadores.
Para vocês entenderem, de acordo com a modalidade que hoje está em vigor, os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário têm a permissão de retirar anualmente uma parte de seus fundos do FGTS no mês de seu aniversário. Em caso de demissão, eles só têm direito à multa rescisória.
O QUE O MINISTÉRIO DO TRABALHO VISA CORRIGIR?
A ideia, é mudar a forma como o saque está sendo feito hoje em dia. A proposta do Ministério do Trabalho visa conceder aos trabalhadores que escolheram o saque-aniversário a opção de sacar o saldo integral de suas contas, não ficando limitados à multa rescisória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Ministério do Trabalho, essa mudança pode representar um impacto financeiro de até R$ 14 bilhões.
Para ser concluída de forma oficial, a proposta ainda precisa ser analisada e estudada pelo Presidente da República, Lula, e aprovada pelo mesmo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Agora é oficial: Saque do FGTS liberado já no início de 2025 pela Caixa chega para salvar milhões de CLTs
● Liberação de R$142B e saque disponível a CLTs: 2 viradas do FGTS são confirmadas para 2025
● Fim do saque-aniversário do FGTS, aumento do seguro-desemprego e do PIS/PASEP: 3 viradas dos CLTs em 2025
O Saque aniversário hoje em dia é uma modalidade proposta pelo FGTS da Caixa para que as pessoas possam sacar o fundo de garantia no mês do aniversário, sem a necessidade de uma demissão ou compra de imóvel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa opção surgiu a partir de 2020, proporcionando saques anuais proporcionais ao saldo total de cada FGTS, visando apoiar a saúde financeira do trabalhador e injetar dinheiro na economia brasileira.