Os trabalhadores brasileiros que atuam de carteira assinada têm direito a 5 remunerações agora mesmo e milhares já podem pular de alegria e até mesmo efetuar saques hoje
No Brasil, existe uma importante norma que regulamenta uma série de atividades laborais, a Consolidação das Leis do Trabalho. Geralmente, aqueles que trabalham de carteira assinada, por costume os chamamos de trabalhadores CLTs. Isso quer dizer que o emprego em questão é formal e que ele contará com os principais benefícios previstos na lei.
Bom, com carteira assinada, o trabalhador CLT terá direito aos principais benefícios da lei como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Instituto Nacional do Seguro Social
(INSS), décimo terceiro, férias, jornada de trabalho de até 08 horas diárias, pagamento de hora extra, e diversos outros direitos previstos nesta consolidação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Seu Crédito Digital’, as pessoas com carteira assinada podem ter direito a 5 remunerações. Entre elas, a primeiro, que pode até mesmo ser a principal, trata-se do salário base. O valor que segue ou o reajuste oficial do salário mínimo, ou um acordo feito entre o trabalhador e o empregador.
Essa é a remuneração central do trabalhador e é paga de regularmente, geralmente de forma mensal. A outra remuneração vem das gratificações legais previstas na Consolidação das Leis do Trabalho. Elas incluem benefícios, como férias, o pagamento do 13º salário e gratificações por tempo de serviço.
Nesse sentido, podemos citar o 13º salário, que é uma gratificação anual que corresponde a 1/12 da remuneração devida em dezembro. Além disso, quem trabalho com restaurantes e serviços de hospedagem, as gorjetas podem ser uma parte significativa da renda. Elas podem ser distribuídas de acordo com a legislação trabalhista, proporcionando uma fonte adicional de renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os adicionais também podem aumentar a remuneração dos trabalhadores. Podemos incluir o adicional de insalubridade, concedido a empregados que realizam atividades em condições prejudiciais à saúde. A periculosidade para trabalhadores que executam atividades consideradas perigosas. Além disso, os trabalhadores podem receber comissões como parte de sua remuneração.
Como é feito o cálculo do salário mínimo?
Ainda segundo o ‘Revista dos Benefícios’, a nova regra que estabelece o valor do salário mínimo, gira em torno da correção da inflação do ano anterior, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), somada à variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Você pode ser preso: Lei da demissão por justa causa pune CLTs por 1 atitude e aciona até a polícia em 2025
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista, em 3 passos simples, garante folga e valor EXTRA na conta em 2025
● Nem precisa de atestado: Lei trabalhista em vigor traz 5 casos onde CLTs podem faltar sem desconto no salário
Vale destacar que, essa mudança foi uma das principais promessas de campanha do presidente Lula e visa melhorar o poder de compra das famílias, algo que havia sido abandonado durante governos anteriores. Isso porque, de 2011 a 2019, o salário mínimo era corrigido apenas com base no INPC do ano anterior e na variação do PIB de dois anos atrás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE