“SBT 35 anos”: Chaves, mexicanas, auditórios e dinheiro marcam sua trajetória

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

35 anos de muita história e marcas (Foto: Divulgação/SBT)

35 anos de muita história e marcas (Foto: Divulgação/SBT)

Nesta sexta-feira (19), o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) completou 35 anos de atividades televisivas. Em meio às comemorações e homenagens, as quais partem da própria emissora como também dos demais veículos de comunicação, torna-se válido ressaltar algumas das principais marcas da trajetória do SBT até esta data.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chaves é sucesso no SBT (Foto: Divulgação/SBT)

Um dos maiores carros-chefes do canal trata-se do fenômeno mundial criado pelo eterno Roberto Gómez Bolaños, o famoso Chaves. Há mais de 30 anos sendo exibido pela emissora, o seriado do mexicano já logrou inúmeros êxitos na audiência e é um produto que parece não se desgastar com o passar do tempo, fidelizando os adultos que cresceram o assistindo, bem como conquistando novas gerações. Dissociar Chaves do SBT é quase utópico, impossível pensar em um sem vincular ao outro.

“A Usurpadora” é a trama mexicana mais reprisada do canal (Foto: Divulgação/SBT) Divulgação/SBT)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sob outra perspectiva, ressalta-se o fato de os brasileiros serem noveleiros. Nesse sentido, o SBT aposta muito nesse segmento e tem uma parcela fiel de telespectadores. Apesar de já ter produzido e de produzir variados estilos de novela, a emissora da Anhanguera gosta mesmo é dos dramas fortíssimos das novelas mexicanas, conhecidas mundialmente. Das infantis às tramas mais adultas, o SBT atrai com a exibição e as repetições das tramas originadas do México um público surpreendente.

Outra marca forte e demasiadamente representativa do SBT é a exibição de programas de auditório. Com o dono da emissora, Silvio Santos, como símbolo magno e mestre dessa esfera de sucesso, diversas atrações já foram ao ar e muitas outras permanecem na grade de programação como clássicos do canal. Como exemplos, citam-se o “Domingo Legal” e o próprio “Programa Silvio Santos”, os quais têm como características basilares a interatividade com a plateia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Programa Silvio Santos” é o mais antigo da casa (Foto: Divulgação/SBT)

“Quem quer dinheiro?”, o bordão de Silvio Santos continua a ser um dos mais famosos da televisão brasileira. Por trás dessa fatídica expressão, há uma simbologia muito forte que sintetiza outra marca registrada do SBT e do próprio Silvio: o dinheiro (sobretudo em barras de ouro). Vários formatos de programas que tinham como objetivo compensar a participação dos convidados com dinheiro já tiveram e continuam tendo exibição no canal. Com o comando de Silvio ou não, as atrações possuem espírito sbtista.

Trinta e cinco anos e uma bagagem que muito orgulha a TV que tem torcida

Críticas e/ou sugestões?

Twitter da coluna e do colunista: @Ligado_na_TV | @JuniorDanyllo

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)

Sair da versão mobile