SBT apela e faz cobertura de tragédia em Suzano de maneira constrangedora

14/03/2019 às 10h00

Por: Nayara Bolognesi
Imagem PreCarregada
Márcia Dantas foi duramente criticada durante transmissão

Nesta quarta-feira, 13 de março, o Brasil acordou com a triste informação que dois homens, um adulto e outro adolescente, entraram em uma escola em Suzano que fica na grande São Paulo e atiraram em diversos estudantes. As emissoras Record, Rede Globo, Sistema Brasileiro de Televisão(SBT), RedeTV! e Band, ao saber da informação, passaram a fazer cobertura do caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao vivo, durante horas, tratando de um drama terrível, como a morte violenta de crianças dentro de uma escola, é inevitável – e até aceitável – tropeçar aqui ou ali. Mas há limites que, uma vez ultrapassados, acabam manchando o trabalho. Alguns erros e exageros, inaceitáveis, vão ser mais lembrados do que os acertos. É assim mesmo.

+Grávida, Ticiane Pinheiro assusta seguidores ao sofrer acidente e surgir em cadeira de rodas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Às vezes, o sangue frio necessário para decidir o que é aceitável mostrar fica em segundo plano diante da apelação em busca de audiência. Só isso pode explicar a decisão do “Brasil Urgente” de mostrar, ainda durante o dia, em horário inapropriado, um dos criminosos atirar em direção a funcionários e alunos na entrada da escola. O vídeo, registrado por câmera de segurança da escola, foi exibido três vezes em sequência, com paradas, pedidas por José Luiz Datena, para examinar detalhes mórbidos. Curiosamente, a emissora teve o pudor de congelar o vídeo no momento em que o outro assassino completa o trabalho a golpes de machado.

Datena apresentou o "Brasil Urgente" nesta quarta

Datena apresentou o “Brasil Urgente” nesta quarta

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+BBB19: Vanderson questiona suposta proteção de Paula dentro do reality e dispara: “fui injustiçado”

Outros telejornais, da Record e da Globo, também exibiram trechos deste vídeo, mas de forma muito mais editada e compacta. A pressão para entrar ao vivo e a pressa deixaram uma repórter do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em situação constrangedora no início da cobertura. O vídeo em que tenta entrevistar qualquer pessoa, desesperadamente, sendo rejeitada ou ignorada, já viralizou. Acho o caso menos grave que a decisão da emissora de interromper a cobertura do jornalístico matinal que exibia o caso para mostrar o programa infantil “Bom Dia & Cia”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Prestes a estrear nova novela da Globo, Juliana Paes posta foto com lingerie sensual e ganha elogios na internet

“Estamos em busca de informações. Marcão, acabei de chegar, eu corri bastante para chegar. As famílias estão em busca de informações. A gente tem alguma informação da polícia? Calma aí”, disse a repórter, ofegante. “Ninguém dá informação ainda, gente. Tem uma senhora chorando aqui também…”, informa na reportagem. Ao abordar uma mulher, Márcia foi surpreendida: “Eu não quero falar!”, gritou.

A cobertura de Márcia foi muito criticada pelos internautas, que acreditam que faltou preparo e sensibilidade da parte da repórter. Veja:


Gosta das notícias publicadas por Nayara Bolognesi? Siga ela no Instagram clicando aqui.

escola suzano
Globo
Globo ao vivo
r7
SBT
tiroteio em suzano
tragédia em suzano

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.