Emissora criada pelo empresário Silvio Santos, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) está completando 38 anos nesta segunda-feira
O Sistema Brasileiro de Televisão, popularmente conhecido como SBT, empresa fundada pelo empresário Silvio Santos, completa 38 anos de existência nesta segunda-feira, 19, e, apesar de quase quatro décadas no ar, o canal paulista precisa melhorar algumas áreas importantes de sua programação, a fim de fortalecer sua briga pela audiência com suas principais concorrentes: a Rede Globo e a Record.
Abaixo, veja uma lista com 5 grandes desafios que precisam ser vencidos pelo SBT:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Melody, aos 12 anos, é exposta e acaba sendo flagrada com roupa sensual ao lado de cantor mais velho
A Dona do Pedaço: Fabiana provoca avalanche na vida de Agno
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Thammy Miranda deixa público horrorizado após fazer declaração surreal: “Eu tô de chico”
1 – Investir no setor de jornalismo
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Terceira maior emissora do país, sempre brigando pela vice-liderança contra a Record TV, o SBT precisa apostar mais no setor de jornalismo. Dos grandes conglomerados de mídia do Brasil, a empresa de Silvio Santos é a que menos dá importância para a parte de comunicação. Recentemente, aliás, em vez de ampliar o quadro de profissionais de jornalismo, o SBT fez o oposto, e promoveu uma enxugada no setor, com uma série de demissões, inclusive com grandes nomes da casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, na semana passada o SBT acabou vendo seu nome parar nos trending topics do Twittter após Silvio Santos impor penalidade à Rachel Sheherazade, âncora do principal telejornal do canal, após a mesma, através de seu perfil nas redes sociais, e longe dos bastidores da emissora, tecer críticas ao presidente Jair Bolsonaro, que mantém relação de afinidade com o apresentador – tal medida pode levantar questionamentos quanto à imparcialidade de seus jornais.
2 – Apostar na produção de novelas nacionais
O SBT sempre foi uma referência de exibir telenovelas estrangeiras no Brasil, principalmente produções mexicanas, da Televisa. A empresa de Silvio Santos fez bastante sucesso com folhetins estrelados por Thalya, tais como Maira do Bairro, por exemplo; A série teen que se tornou uma febre mundial “Rebelde”, também se tornou um marco na grande do canal.
O problema é que, com tanto espaço para produções mexicanas, o SBT valoriza pouco a produção de tramas autorais, na contratação de novelistas, capazes de trazer histórias inéditas. As últimas produções da emissora foram recriações de tramas infantis da Televisa, que fizeram sucesso anos atrás, e que ganharam um remake.
3 – Contratação de atores experientes
Quando o assunto é nomes experientes na teledramaturgia, o SBT fica bem atrás da Record TV, e da Globo não tem nem como equiparar. Talvez os dois nomes mais conhecidos do canal de Silvio Santos hoje sejam Larissa Manoela e Maisa Silva, ambas são um verdadeiro sucesso de público nas redes sociais, e a segunda tem mostrado cada vez mais talento, agora à frente de um programa.
Se em seu quadro de apresentadores o SBT conta com nomes renomados, como Eliana e Raul Gil, no de atores a emissora deixa a desejar.
4 – Programas inéditos
Se reinventar na televisão é algo difícil, afinal parece que de tudo um pouco já foi feito. Nesse sentido, o SBT continua apostando em seus programas de auditório, que garantem, mal ou bem, uma audiência que permite brigar pela vice-liderança, e em um caso até chega a assustar a Globo – o talk show apresentado por Danilo Gentili.
Quanto aos demais produtos da grande da empresa de Silvio Santos, como o Programa do Ratinho ou mesmo o Domingo Legal, por exemplo, são fórmulas antigas, uma espécie de receita de bolo, com um público cativo, mas que não consegue ir além disso. É notório que a emissora precisa se renovar.
5 – Conquistar a vice-liderança
Os quatros desafios acima apontados pelo TV Foco poderão ser a receita do sucesso para que o SBT possa, enfim, conquistar a vice-liderança de fato.
A emissora de Silvio Santos oscila bastante na audiência, mas nos últimos meses tem dado cada vez mais dor de cabeça à Record na briga pelo segundo lugar. Em algumas ocasiões, o canal até chega a manter margem frente à rival, como aos domingos, quando Eliana vem, sucessivamente, vencendo Rodrigo Faro.
Por fim, é inegável que o SBT conquistou seu espaço e se consolidou como uma grande empresa de comunicação do país, capaz de faturar milhões. No entanto, assim como sua principal rival, a TV Globo, está fazendo hoje, é importante que Silvio Santos pense em modernizar a emissora, a fim de adequá-la à nova realidade.