Após fracassar em plano de desafiar o monopólio da Globo com o futebol há 17 anos, SBT surpreende ao tirar Libertadores da concorrente
Esta semana, uma notícia pegou muita gente de surpresa: a Globo perdeu os direitos de transmissão da Copa Libertadores, maior campeonato de futebol da América Latina, para o SBT, algo que parecia praticamente impossível há alguns anos, diante da força da Globo e do pouco poder de fogo do SBT, que sequer tem tradição com o esporte.
A emissora de Silvio Santos aproveitou o momento de fragilidade da Globo, que enfrenta uma grave crise financeira, agravada pela pandemia, e que além da perda da Libertadores, ficou sem os direitos da Fórmula 1 e até da próxima Copa do Mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Oficial! Luísa Sonza faz a fila andar, assume namoro com Vitão e fotos picantes vazam: “Gostosa”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que pouca gente lembra, é que com essa conquista histórica do SBT, Silvio Santos pode finalmente concretizar um plano que teve início em 2003. Naquela ocasião, a emissora paulista tirou proveito de uma situação semelhante: a Globo havia rejeitado uma proposta de renovação de contrato com a FPF (Federação Paulista de Futebol) para a transmissão do Campeonato Paulista de futebol daquele ano, por não concordar com os valores ofertados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O SBT, então, acertou com a federação e passou a transmitir os jogos, mas travou uma verdadeira guerra jurídica com a Globo, que ainda acreditava ter preferência na renovação do contrato, e chegou a protagonizar uma briga histórica dentro do estádio para exibir o jogo de estreia do campeonato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IRRITAÇÃO
Na época, Silvio Santos demonstrava irritação com a Globo, acreditando que a emissora “monopolizava” as transmissões de futebol no Brasil. A rixa do dono do SBT com a concorrente vinha do ano anterior, com outra disputa jurídica histórica, envolvendo A Casa dos Artistas, na qual a Globo acusava de se tratar de um “plágio” do BBB.
Em resposta ao canal dos Marinhos, na época, o SBT chegou a soltar uma nota no qual criticava a rival pela superexposição do sequestro que Silvio Santos sofreu, junto com a filha, Patrícia Abravanel, em 2001, e que ganhou destaque na Globo.
Com toda essa insatisfação com a Globo, Silvio Santos tinha um plano ousado, de investir cerca de R$ 200 milhões para tirar alguns dos principais campeonatos de futebol da concorrente, começando pelo Paulistão e chegando até o Campeonato Brasileiro.
Porém, naquela época, a Globo acabou vencendo a queda de braço, recuperando os direitos do Campeonato Paulista já no ano seguinte, e mantendo os direitos do Brasileirão. Os baixos índices de audiência registrados com a transmissão dos jogos do Paulistão também desanimaram o SBT para insistir nesse plano.
13 anos depois, no entanto, Silvio Santos retoma essa ideia, conquistando logo o principal campeonato da América, e que costumava registrar audiência expressiva na Globo. Desejo finalmente realizado?