DEDO-DURO
SBT denuncia a Globo na justiça, cria nova guerra nos bastidores e ameaça novela de sua principal rival
13/09/2022 às 9h08
Com várias de suas novelas reclassificadas pela justiça, o SBT ‘dedurou’ a trama da Globo que é exibida no fim de tarde
Depois de um período de uma aparente trégua, o SBT e a Globo voltaram a travar um disputa nos bastidores. O curioso é que desta vez as concorrentes não estavam brigando pela aquisição de alguma modalidade esportiva ou pela contratação de um famoso e sim por conta da classificação de uma novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso mesmo, de acordo com o Notícias da TV, a emissora de Silvio Santos denunciou a reprise de A Favorita nas tardes da Globo para o DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça), órgão do Ministério da Justiça responsável pela classificação indicativa de programas na TV.
A novela que está sendo exibida dentro da Sessão da Tarde foi obrigada a readequar a sua classificação indicativa de “não recomendada para menores de 12 anos” e passou a ir ao ar com o selo de 14 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reclassificação aconteceu em agosto, no entanto, somente nesta terça-feira, 13, foi revelado que quem ‘dedurou’ a Globo para a justiça foi o próprio SBT.
Segundo a publicação do NTV, o SBT denunciou a Globo após o Ministério da Justiça implicar com várias exibições das novelas mexicanas do canal de Silvio Santos no fim de tarde. A emissora de Anhanguera alegou que os critérios eram diferentes para a concorrente, sendo que os conteúdos são similares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O portal teve acesso aos e-mails enviados pelo SBT ao órgão do governo, onde o diretor de programação do canal, Murilo Fraga, cobra uma fiscalização mais atenta do DPJUS.
“Após recebermos constantes ofícios referentes à reclassificação etária de conteúdos exibidos pelo SBT, recebemos um questionamento de nossa diretoria de Programação sobre conteúdos exibidos em outras emissoras, como, por exemplo, A Favorita, da Rede Globo, classificada como 12 anos, porém, possui elementos claros de 14 anos“, dizia um trecho do e-mail.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
Após a denúncia da emissora concorrente, a Justiça concordou com os argumentos e decidiu monitorar e investigar a reprise de A Favorita. De fato, a MJ disse ter encontrado elementos que corroboram com a tese do SBT. Com isso, a Globo teve que alterar a classificação indicativa.
ORGÃO DO GOVERNO AMEAÇOU CLASSIFICAR A FAVORITA COM O SELO DE +16
A emissora carioca ainda protestou sobre a decisão, mas o órgão negou o pedido e ainda ameaçou colocar o selo de +16 anos na trama de João Emanuel Carneiro. A classificação é considera “proibida” para as tardes e só usada para atrações que contém alto teor de nudez, palavrões e sexo.
O NTV aponta que a emissora carioca ficou inconformada porque o Ministério da Justiça analisou apenas a versão de A Favorita, disponível no Globoplay, e não a editada, que é exibida na Sessão da Tarde e corta cenas mais pesadas de mortes e violência.
Apesar da ‘guerra’ nos bastidores, a Globo não corre maiores riscos, já que desde 2016, por decisão do Supremo Tribunal Federal, a classificação indicativa não é mais vinculada ao horário de transmissão.
Antes desta decisão, novelas com os mesmos temas de A Favorita só poderiam ir ao ar depois das 21h.
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]