SBT: do inferno ao céu

Este ano o SBT comemorou 30 anos de vida com muita festa, programação especial e recebeu a visita de atores do seriado Chaves. Tudo muito bom, muito bonito, mas será que foi sempre assim? O SBT como qualquer outra emissora tem sua história, mas com um diferencial: a emissora passou por diversas dificuldades e com certeza a maior delas foi o alagamento sofrido em 1991. Hoje a emissora se encontra no Complexo Anhanguera e muito diferente do que já foi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pouco material sobrou para contar a história desse alagamento que na época, foi transmitido alguns momentos ao vivo pela própria TVS. Vou relatar aos senhores a lembrança de quem presenciou o fato pela tv.

O ano é 1991. Estamos no dia 19 de março, período da tarde. A TVS apresentava o programa “ O Povo na TV” quando uma forte chuva já ameaçava os estúdios da Vila Guilherme onde se encontrava todo o equipamento de transmissão dos programas e também o acervo de fitas e arquivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O programa seguia normalmente, porém era nítida a preocupação dos apresentadores. Wilton Franco era o apresentador principal, enquanto outros artistas da casa como Wagner Montes e Sérgio Mallandro apareciam como co-apresentadores. O programa claro, possuía auditório que sempre foi marca registrada do canal de Sílvio Santos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lá fora, a chuva não dava trégua e os apresentadores eram avisados cada minuto sobre a situação que se complicava. O programa chamou os comerciais e logo as pessoas do auditório precisaram sair do estúdio, já que o pior estava acontecendo: a água estava invadindo o estudio!
Mesmo assim, o programa tentou ficar mais tempo no ar sem a presença do auditório porque havia esperança que a água não atingisse o local do programa, mas….

Aquela água da chuva, suja, barrenta, começou invadir todo o estúdio da TVS. Interromperam o programa, a emissora se manteve no ar e cada pouco era mostrada algumas cenas da situação do alagamento. Imagine os produtores, cenógrafos, apresentadores, todos querendo fazer alguma coisa pra ajudar, porem sem êxito, a água continuava invadindo entrando por todos os cantos da tv. Todas as salas estavam inundadas, equipamentos se estragando, corre-corre danado na tentativa de salvar alguma coisa. E a água continuava entrando, sem parar. Em casa, todos sentados esperando por uma boa notícia, esperando ver aquela cena acabar. Acreditem: a vontade era entrar na tv e ajudar. O desespero em ver a cena de todo o estúdio inundado e não poder fazer nada era sufocante. Os estúdios onde eram feitas as produções do Programa Sílvio Santos, Hebe, noticiários e demais programas já se encontravam completamente inundados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagine a própria emissora mostrando a invasão de águas estragando tudo que encontrava pela frente. Todos sabemos que bancadas e cenários são feitos em madeira, papel ou materiais elétricos que estragam em contato com água, ainda mais água com sujeira.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nJ22_ZRNPxY[/youtube]

O pior foi quando o apresentador entrou no ar pela última vez naquele dia e disse: “Infelizmente a água está subindo, subindo muito e agora já não é possível prosseguir com os transmissores ligados, pois a sala já está alagada e o nível da água está alto, com certeza atingirá os transmissores da emissora. Ficamos no ar até agora, mas infelizmente teremos que desligar os equipamentos”.

Assim aconteceu. Depois desse recado, nossa tv ficou fora do ar, tela chuviscada e confesso, dava pena ter que trocar o canal. Não importava se fosse a TVS ou qualquer outra emissora. O que nos importava era ver o canal de volta, sem enchente, funcionando, animando, entretendo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PwP-cBHg6uM[/youtube]

Esse foi apenas um relato resumido do que aconteceu na época, a emissora se recuperou e engatinhou novamente até alcançar o topo.

O estúdio da Vila Guilherme foi utilizado até 19 de agosto de 1996. Quando o SBT completou 15 anos, inaugurou o Complexo Anhanguera com 210.000m², sede atual do SBT, no Km 19 da Rodovia Anhangüera.

Mas essa é uma outra história… 

 

                                                                                                                                    Texto: Roberto  Sabbatino / Twitter: @robsabbatino

Roberto Sabbatino é cinegrafista da produtora RA Filmes estabelecida na cidade de Jaú/SP. Escreve sobre TV desde 2008. As opiniões do colunista apresentadas neste site, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.Twitter: @tvfococolunista

Sair da versão mobile