SBT entrou com plantão mais ameno sobre os atos antidemocráticos em Brasília; postura foi contrária a adotada pelo time de jornalismo da Globo
Na tarde deste domingo, 8 de janeiro, Brasília foi tomada por cenas de terror. Manifestações antidemocráticas ocorreram nas sedes do governo com depredação e desordem. Diante disso, a Globo decidiu mudar a programação às pressas para cobrir o ato. O que chamou atenção, no entanto, foi a postura adotada pelo SBT.
Enquanto os jornalistas da Globo estão adotando um tom mais duro para falar sobre o caso, chamando os manifestantes de ‘terroristas’, ‘criminosos’, ‘bandidos’, ‘vândalos’, o SBT decidiu ir na contramão disso. A emissora de Silvio Santos, inclusive, teria enviado um comunicado oficial para seus apresentadores do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ordem dada pela direção de jornalismo do SBT foi de tratar os atos terroristas de forma amena. No comunicado, a sugestão foi chamar os atos antidemocráticos na sede de Brasília de ‘invasão’, ‘atentado’, ‘vandalismo’ e ‘tentativa de golpe’. “Todos os jornalistas ou não jornalistas devem seguir essa diretriz”, dizia a orientação.
Diante da repercussão negativa em torno do assunto, o SBT decidiu se pronunciar. De acordo com a superintendência de comunicação do canal de Silvio Santos, não houve nenhuma recomendação sobre a maneira que se deve falar dos atos antidemocráticos realizados na sede do governo Brasília, a recomendação teria sido dada para o site SBT News.
Outro detalhe que chama atenção foi que a Globo foi a primeira emissora a entrar no ar com as principais informações. O SBT, por sua vez, não derrubou a programação e continuou exibido seus programas de entretenimento. A atitude foi vista como uma forma de enganar os telespectadores diante da real situação do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE