A telenovela é sem sombra de dúvidas o produto de maior audiência e repercussão do país. As tramas brasileiras são consideradas uma das melhores do mundo, e tem como raíz de sua história emissoras que hoje não existem mais, mas foram precursoras nesse ramo, como a TV Excelsior, TV Tupi e Rede Manchete. Atualmente o cargo de maior produtora de novelas do país pertence a Rede Globo, que desde a década de 60 possui grandes histórias.
Outras emissoras brasileiras também embarcaram na produção de telenovelas, com investimentos menores e geralmente produzindo uma única novela por vez, Record, SBT e até a Band também produziram suas tramas. Das 4 emissoras que estão no ar atualmente, engana-se quem pensa que a emissora dos Marinhos investiram primeiro nesse seguimento. A Record das existentes atualmente começou a produzir novelas em 1964 com a trama “João Pão”, a Globo aparece em seguida no ano de 1965 com a novela “O Ébrio”, em 1967 a Band com “Os Miseráveis” e o SBT no ano de 1982 com “Destino”. Mas de todas as emissoras, a que conseguiu manter seu legado por todo esse tempo e construiu um verdadeiro “Império” foi a Rede Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perguntamos a opinião dos telespectadores sobre qual emissora é a melhor produtora de telenovelas do país depois, claro, da Globo. Segundo a maioria esse cargo fica com a Rede Record, como exemplifica Guilherme Pereira:
“Record é claro, pois ela possui estúdios próprios para fazer novelas e minisséries, além disso ela tem uma qualidade ótima. O SBT não, pois ele não consegue ser original nas histórias e suas novelas são de baixa qualidade”.
Ranmaildo Revorêdo acredita que a melhor é a que investe mais: “Record foi a que mais cresceu no seguimento, SBT ainda insiste nas velhas reprises com investimentos ainda tímidos para suas copias de tramas infantis”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carlos Martins diz que é a Record devido a ótima qualidade técnica: “SBT pode ter mais audiência mais são copias da Televisa, textos já usados e sem grandes efeitos e produções. A Record tem qualidade com ótimos autores e temas, só não tem audiência, com super produções padrão Globo e com câmeras de cinema de Hollywood”.
Wellington Santos lembra do sucesso que as tramas do canal dos Bispos faz em Portugal: “Convenhamos que a Record da um show na teledramaturgia, apesar da baixa audiência, o caso do SBT é visível a qualidade inferior nas suas produções.Infelizmente a qualidade não é reconhecida aqui no Brasil, mas em países de pessoas cultas, o trabalho da Rede Record é reconhecido, um exemplo é Portugal”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
Porém existe muita gente que prefere as novelas da emissora de Silvio Santos, e para a maioria deles os números de audiência devem ser levados mais em consideração, como diz Cleverton Oliveira: “SBT claro, os resultados dizem tudo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“SBT, os números dizem por si só. Record pode ter recursos, já teve uma época muito boa, mas atualmente suas novelas não tem clima”. Diz João Carlos.
Cristian Gabriel lembra que atualmente as novelas do SBT possuiem maior audiência: “No momento o SBT, porque depois das novelas da Globo a novela mais assistida no Brasil é Chiquititas e Rebelde”.
Elimar Gomes diz que as tramas do SBT possuem tradição: “O SBT, porque tem audiência e tradição, não basta apenas gastar milhões com novelas sem retorno na audiência, no SBT temos grandes novelas a noite que sempre marca boa audiência como Chiquitias e Rebelde.
É errado julgar qualidade através apenas da audiência, uma vez que a maioria das novelas que são sucesso de crítica não possuíram bons resultados em números. O SBT e a Record tem muito o que amadurecer nesse quesito, mas através dos comentários vemos que os que disseram que é o SBT tem apenas a audiência para justificar qualidade.
E para terminar, Thyago Santos lembra que se outras novelas não possui tanta repercussão como as da Globo, muitas vezes é pelo fato do público de não mudar de canal: “A verdade é que as pessoas sabem reclamar e reconhecer quando uma novela da Globo é ruim, mas infelizmente não sabem, ou tem medo de levar um ‘choque elétrico’ ao usarem o controle remoto pra trocar de canal”.
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco, e são de total responsabilidade de seu idealizador!