COLUNA
SBT produz algumas das maiores produções do Brasil e até Globo e Netflix admitem isso
16/01/2022 às 12h00
O SBT tem grande parte de seu catálogo cobiçado por empresas gigantes, inclusive pela rival Globo; entenda na coluna de hoje
O SBT é responsável por alguns dos maiores sucessos da televisão brasileira, como a exibição de “Chaves” e “Chapolin” por muitas décadas, mas também pelas novelas mexicanas. Nos últimos anos, porém, a emissora se destacou por uma produção própria que atraiu outras plataformas: as novelas infantis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Silvio Santos já fez inúmeros investimentos e comprou produtos que se tornaram fenômenos de audiência, como a novela “A Usurpadora” e “Maria do Bairro”, todas dos anos 1990. Hoje em dia, a Globo decidiu comprar os direitos de exibição dessas novelas, que estão expostas no catálogo do Globoplay.
A plataforma digital da Globo possui em seus títulos mais assistidos as novelas que já foram reprisadas inúmeras vezes no passado e que foram literalmente uma verdadeira aposta para Silvio Santos, já que não se sabia qual era a relação dos brasileiros com novelas mexicanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se entrar no Globoplay hoje, verá que “Maria do Bairro” e “A Usurpadora” se encontram no Top 10 dos Mais Consumidos do serviço de streaming.
Não é somente a concorrente da TV aberta do SBT que se aproveitou de alguns dos títulos que mais brilharam na tela da emissora de Silvio Santos. A Netflix viu seu catálogo ser dominado por produções que foram gravadas dentro do SBT, começando pelos fenômenos infantis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SUCESSOS INFANTIS
“Carinha de Anjo”, “Cúmplices de Um Resgate”, “Chiquititas”, “Carrossel” e “As Aventuras de Poliana” não deixam o Top 10 no Brasil há meses, decretando o sucesso que essas produções escritas por Íris Abravanel representam na Netflix.
Mesmo que a gigante dos streamings tenha em suas mangas grandes produtos, são as novelinhas da TV aberta que conquistam mais o público. Outro exemplo é a disponibilização da novela “Café Com Aroma de Mulher”, de 1994, que também foi um grande sucesso do SBT.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
TAMBÉM É GIGANTE
É inegável o impacto cultural que o SBT tem ao longo das gerações, e mesmo que existam críticas em relação ao seu conteúdo, o importante mesmo é que algumas de suas produções representam para algumas pessoas – e principalmente crianças. A emissora pode até estar em terceiro lugar na audiência do Brasil, mas é responsável por “alugar” o seu sucesso para as concorrentes.
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]