SBT reclama do crescimento excessivo de audiência das concorrentes; Ibope responde
16/12/2016 às 19h44
Recentemente, um dos diretores mais importantes do SBT, Murilo Fraga, reclamou do IBOPE em seu Twitter: “Real time do IBOPE = BUZINA DE AVIÃO! Não serve pra nada! Ontem, no horário de Carinha de Anjo a concorrente direta cresceu 1.1!”.
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Vale dizer que, enquanto a concorrência (Record) cresceu incrível 1,1 ponto no horário de confronto com a novela do SBT, a mesma só elevou 0,1 ponto da audiência prévia. A Globo, que tem muito mais audiência que a Record, cresceu apenas 0,8 ponto contra “Carinha de Anjo”.
Murilo Fraga voltou a ironizar o crescimento de audiência que o IBOPE mostrou para a Record: “…..pra uma audiência de 13, ter uma diferença de 1.1 é pouco?”.
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Ele ainda comparou a audiência do IBOPE com a de outro instituto, o GFK: “A diferença da GFK é quase zero! Pensa: 1.1 de diferença pra uma média previa de 13? Que metodologia é essa?”.
Segundo Maurício Stycer, do UOL, na mesma noite, mas mais cedo, durante a exibição de “A Gata”, na faixa das 18h30, o SBT viu a sua audiência ser corrigida de 7,4 para 7,5 (+ 0,1), enquanto a da Globo foi de 22,5 para 23,6 (mais 1,1) e a da Record passava de 10 para 10,7 (mais 0,7).
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E a audiência estranha do SBT se comparada com a de Globo e Record continuou: o “SBT Brasil” foi de 7 para 7,1 (+ 0,1) no consolidado, enquanto a Record, no horário, foi de 9,8 para 10,5 (mais 0,7) e a Globo passou de 24,1 para 24,9 (mais 0,8).
O IBOPE se manifestou:
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“Os dados apresentados pelo Realtime são considerados “prévios”. As informações em tempo real servem de parâmetro para os índices de audiência de determinado programa durante a sua exibição; porém, a tomada de decisões estratégicas deve considerar possíveis atualizações nos dados consolidados, o Overnight, entregues no dia seguinte.”
E continuou: “Essa diferença entre os dados acontece porque há diversas regras de controle de qualidade que são aplicadas parcialmente no Realtime (devido à própria natureza de reporte do dado, minuto a minuto) e integralmente no dado consolidado, que justamente por isso é considerado o oficial. Por exemplo: no caso do Realtime, toda informação coletada é considerada no processamento, enquanto que nos dados consolidados é aplicado um processo de validação das informações coletadas.”
Para concluir, declarou: “A Kantar IBOPE Media aplica as mesmas regras de qualidade para todos os dados de audiência referentes a todos os programas e emissoras participantes da aferição de audiência da empresa.”
Fraga já se manifestou sobre o posicionamento do IBOPE e ironizou: “Essa resposta do IBOPE é copy/paste! Eles não tem argumento que justifique tamanha diferença.”