SBT reclama do crescimento excessivo de audiência das concorrentes; Ibope responde

(Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Recentemente, um dos diretores mais importantes do SBT, Murilo Fraga, reclamou do IBOPE em seu Twitter: “Real time do IBOPE = BUZINA DE AVIÃO! Não serve pra nada! Ontem, no horário de Carinha de Anjo a concorrente direta cresceu 1.1!”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, enquanto a concorrência (Record) cresceu incrível 1,1 ponto no horário de confronto com a novela do SBT, a mesma só elevou 0,1 ponto da audiência prévia. A Globo, que tem muito mais audiência que a Record, cresceu apenas 0,8 ponto contra “Carinha de Anjo”.

Murilo Fraga voltou a ironizar o crescimento de audiência que o IBOPE mostrou para a Record: “…..pra uma audiência de 13, ter uma diferença de 1.1 é pouco?”.

Ele ainda comparou a audiência do IBOPE com a de outro instituto, o GFK: “A diferença da GFK é quase zero! Pensa: 1.1 de diferença pra uma média previa de 13? Que metodologia é essa?”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Maurício Stycer, do UOL, na mesma noite, mas mais cedo, durante a exibição de “A Gata”, na faixa das 18h30, o SBT viu a sua audiência ser corrigida de 7,4 para 7,5 (+ 0,1), enquanto a da Globo foi de 22,5 para 23,6 (mais 1,1) e a da Record passava de 10 para 10,7 (mais 0,7).

E a audiência estranha do SBT se comparada com a de Globo e Record continuou: o “SBT Brasil” foi de 7 para 7,1 (+ 0,1) no consolidado, enquanto a Record, no horário, foi de 9,8 para 10,5 (mais 0,7) e a Globo passou de 24,1 para 24,9 (mais 0,8).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IBOPE se manifestou:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados apresentados pelo Realtime são considerados “prévios”. As informações em tempo real servem de parâmetro para os índices de audiência de determinado programa durante a sua exibição; porém, a tomada de decisões estratégicas deve considerar possíveis atualizações nos dados consolidados, o Overnight, entregues no dia seguinte.”

E continuou: “Essa diferença entre os dados acontece porque há diversas regras de controle de qualidade que são aplicadas parcialmente no Realtime (devido à própria natureza de reporte do dado, minuto a minuto) e integralmente no dado consolidado, que justamente por isso é considerado o oficial. Por exemplo: no caso do Realtime, toda informação coletada é considerada no processamento, enquanto que nos dados consolidados é aplicado um processo de validação das informações coletadas.”

Para concluir, declarou: “A Kantar IBOPE Media aplica as mesmas regras de qualidade para todos os dados de audiência referentes a todos os programas e emissoras participantes da aferição de audiência da empresa.”

Fraga já se manifestou sobre o posicionamento do IBOPE e ironizou: “Essa resposta do IBOPE é copy/paste! Eles não tem argumento que justifique tamanha diferença.”

Diretor do SBT falou sobre o erro na medição de audiência!

Autor(a):

Quer falar comigo? Entre em contato pelo e-mail: jl1919@hotmail.com.br

Sair da versão mobile