A briga da Fox com a Sky foi só uma marolinha perto do que vai vir em breve. A empresa Simba, composta por SBT, RedeTV! e Record, planejam cortar seus sinais das operadoras de TV por assinatura em abril, após o desligamento do sinal analógico em São Paulo, como informa Daniel Castro.
Os advogados de ambas as partes já se antecipam para uma batalha que deve ir para a Justiça. Nesta semana, as emissoras começaram a enviar às operadoras uma proposta comercial. O documento informa que com o fim da TV analógica, a legislação permitirá as redes abertas cobrarem pelos seus sinais digitais, e que por isso, já querem abrir negociações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Juntas, as três emissoras detêm 19,7% da audiência de todos os canais, entre abertos e pagos, de acordo com dados de dezembro. Só a Globo os supera, com 30%. Os canais da Fox, com todo o barulho que causou, obteve apenas 3,43% da audiência.
A Simba já espera que as operadoras recusem qualquer negociação pelos canais abertos, que são gratuitos. Até mesmo porque ambas sairão prejudicadas, uma vez que 30% da população tem TV por assinatura, o que é de extrema relevância para os canais. No entanto, a Simba aposta no fato que as operadoras perderão clientes, que exigirão seus sinais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse contexto, as redes estimam que podem faturar de R$ 360 milhões a R$ 1 bilhão por ano. Aumentou a expectativa favorável o fato da Anatel ter determinado que, para compensar a saída da Fox, a Sky deveria oferecer novos canais similares ou reduzir o preço das mensalidades.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE