SBT surpreende e é a emissora que mais fatura com merchans; Globo é apenas a 3ª

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto: montagem.

Foto: montagem.

Por essa quase ninguém esperava… A emissora de Silvio Santos viu os seus lucros com “merchan”, o popular merchandising,  praticamente triplicarem nos últimos 5 anos, e já é a emissora brasileira que mais arrecada dinheiro com tal prática comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados do Kantar Ibope, obtidos pela coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, entre os anos de 2010 e 2015 o SBT teve um expressivo aumento na quantidade de merchans feitos na sua programação, e a empresa “Jequiti” é a principal responsável por tal crescimento.

O SBT, que tinha vendido R$ 336 milhões em “merchan” em 2010,  no ano passado, porém, chegou a arrecadar R$ 1 bilhão. No entanto, de acordo com Feltrin, isso não significa realmente que a emissora de Silvio Santos tenha embolsado tamanha fortuna com as ações de merchandising, pois esse total é o valor da “tabela cheia” da emissora. Ou seja, quanto ela cobra por essas ações em teoria. Só que há muitos descontos, assim como a Record fez com o laboratório mexicano, oferecendo até 98%. Portanto, esse valor pode ser na realidade até 70% menor.

Porém, como esse lucro é calculado em tabela cheia para todas as emissoras, é possível afirmar que a de Silvio Santos foi sim a que mais vendeu espaço para merchan no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Globo, no entando, caiu bastante na arrecadação com tal venda  comercial nos últimos cinco anos, passando de R$ 479 milhões para R$ 254 milhões.

A emissora dos bispos, “disparou” em seus lucros: de R$ 278 milhões para R$ 974 milhões no ano passado (com o valor de tabela cheia, sem os descontos).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sucessos de audiência e faturamento, o “Pânico na Band” e o “MasterChef” ajudaram a emissora do Morumbi a faturar mais nesses cinco anos: o valor subiu de 142 para 245 milhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a RedeTV!, após acordo milionário com uma farmácia, que até “comprou” o nome do programa “Mega Senha”, que agora se chama “Mega Senha Sidney Oliveira” também viu os seus índicesa subirem, apesar da perda do programa “Pânico”, que migrou para a Band. Os valores saltaram de 58 para 160 milhões nesses cinco anos.

Entenda o conceito de merchan: 

De acordo com a metodologia do Kantar Ibope, os merchans tem três formas. São elas:

– Testemunhal: Ocorre com interrupção do conteúdo do programa que está sendo exibido, explica sobre o produto, normalmente possui uma duração superior a 45 segundos, e tem um apresentador.

– Estímulo Visual: Aparição da marca ou produto sem envolvimento, sem consumo e sem manipulação do mesmo.

– Ação Integrada: Ação de consumo e ou manipulação do produto, atribuições, qualidades, características -mas com a marca-logotipo aparecendo.

Um dado chama a atenção, já que a Globo não é a campeã de faturamento em tal modalidade, mas isso indica apenas que a emissora carioca vem deixando de lado, aos poucos, a prioridade da prática de merchans, assim como os anunciantes, que pagam/pagariam uma fortuna, para anunciar na ex-platinada, de acordo com Feltrin.

Outro dado também chama a atenção, que é o fato de o SBT ser a primeira colocada, mesmo com tantas horas de enlatados e programas infantis (que não fazem merchan) no ar, e a Record arrecadar menos que o canal de Silvio Santos, mesmo cobrando mais caro do que a Globo, muitas vezes (anunciar no “Hoje em Dia” é mais caro que fazer o mesmo no “Mais Você”). Vale lembrar que os dados apresentados acima se referem ao comparativo entre 2010 e 2015, quando a Record ainda lucrava com os merchans do “Programa da Tarde”, já extinto da TV.

Outra informação: até alguns anos atrás, as principais emissoras de TV anunciavam o quanto faturavam com os tais merchandisings sem os descontos, mas a crise e mesmo os excessivos descontos fizeram com que as redes parassem de divulgar o lucro bruto, e anunciassem apenas os valores da tabela cheia.

Autor(a):

Quer falar comigo? Entre em contato pelo e-mail: jl1919@hotmail.com.br

Sair da versão mobile