Crise pra quem? SBT tem lucros acima da média em tempos de baixa audiência
O SBT pode até estar passando por uma má fase em sua audiência e chegou até a perder o status de vice-liderança para a Record TV nos últimos anos, mas mesmo em meio a toda crise, a emissora de Silvio Santos fechou no azul em 2021 com faturamento pra lá de alto.
De acordo com o site Notícias da TV, o SBT cresceu muito em faturamento líquido e fechou o ano passado com R$ 141 milhões de lucro. O motivo disso foi o sucesso comercial das partidas de futebol e também da volta do Show do Milhão, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2021, o SBT conseguiu fechar uma receita líquida de R$ 1,4 bilhão, fosse em contratos de patrocínio, ações de merchandising, investimentos externos e muito mais. Por conta disso, o resultado foi superior a 34% comparado com o ano de 2020, conforme aponta o site Notícias da TV.
Lembrando que em 2020, o SBT fechou a receita com R$1,1 bilhão, mesmo em ano de pandemia, os lucros superaram a meta em 2021. Mesmo com reprises da maioria de suas atrações, ainda assim, o ano passado com os investimentos no Show do Milhão e campeonatos de futebol, trouxeram o saldo positivo para a emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem apostas novas na dramaturgia – que custa caro – e vivendo de reprises de novelas, não houve investimento nesta área, fato que colaborou aos cofres do SBT. Também o baixo custo de produção de diversos programas, fizeram com que a emissora mais ganhasse do que perdesse financeiramente.
Patrocínios para campeonatos como a Libertadores e a UEFA Champions League, tiveram todas suas cotas vendidas até o final deste ano, mesmo o SBT estando longe dos esportes há mais de 17 anos. Lembrando que os campeonatos de futebol custam caro para serem transmitidos mas tem o retorno financeiro certo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CRESCIMENTO HISTÓRICO
Ainda de acordo com apurações do Notícias da TV, só em 2021, o SBT teve o retorno de R$ 58,2 milhões por conta dos eventos esportivos. No ano de 2020, quando não existiam os campeonatos no canal, a emissora fechou com R$ 29,7 milhões de lucro, ou seja, de um ano para o outro, a emissora de Silvio Santos teve um crescimento histórico de 374%.
Mas nem só o futebol colaborou para o sucesso financeiro do SBT, na verdade, muitos programas tiveram suas cotas de patrocínio vendidas, além do retorno do Show do Milhão, que estava desde 2009 fora do ar e voltou sob o comando de Celso Portiolli. O programa foi patrocinado pelo PicPay e foi um excelente sucesso comercial.
Porém, em 2023, a Libertadores volta para a Globo, deixando um espaço vago para o SBT apostar na Copa Sul-Americana, onde a emissora pretende ter seus lucros garantidos até o ano de 2026 nos esportes.