PROBLEMA ANTIGO
Globo já teve que engavetar remake de Pantanal por culpa do SBT
21/07/2022 às 14h47
A Globo teve que engavetar o remake de Pantanal durante anos, após o SBT reprisar a versão original da novela
Se em 2022 o remake de Pantanal é um tremendo sucesso, imagine se a novela tivesse ido ao ar quando a Globo passava dos 50 pontos no ibope entre 2009 e 2010, já pensou? Pois bem, a Platinada já sonhava com a nova versão da trama de Benedito Ruy Barbosa há anos, mas Silvio Santos e o SBT obrigaram a emissora adiar os planos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A revelação foi feita por Bruno Luperi, neto de Benedito e autor da atual novela das nove. Em entrevista a Quem, ele contou que problemas contratuais entre o avô e a emissora de Silvio Santos obrigaram a Globo engavetar o projeto por 10 anos.
“Meu avô tinha um contrato com a Globo que previa a possibilidade de fazer o remake de Pantanal, mas isso é fato lá dos anos 2000. Porém, quando o SBT adquiriu Pantanal da massa falida da Manchete [em 2008], essa ideia de nova versão acabou ficando para trás. Por um problema de contrato, eles suspenderam as negociações. Elas foram retomadas nos últimos anos”, afirmou o profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não se lembra, em 2008, assim que o SBT adquiriu o arquivo da Manchete, Silvio Santos ordenou que Pantanal fosse exibida no horário nobre da emissora.
Segundo Luperi, o contrato para o remake foi feito em 2019, mas assinado apenas em 2020. “No fim de 2019, foi quando soube que eu seria que faria esta nova versão — meu avô só aceitaria se eu fizesse e a Globo também desejava que eu fizesse por conta dessa vontade de retratar esse Brasil profundo na novela. Meu avô soube retratá-lo e as memórias estão muito presentes no meu imaginário”, pontuou o autor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DISPUTA JUDICIAL ENTRE BENEDITO RUY BARBOSA E SILVIO SANTOS PERDURA ATÉ HOJE
Além de atrasar os planos da Globo, o SBT se envolveu em uma briga judicial sem fim com Benedito Ruy Barbosa. A emissora de Silvio Santos colocou a reprise de Pantanal (em 2008) no ar sem a autorização do autor e foi processada por ele.
Segundo o site Na Telinha, o processo que se arrasta por 25 anos ganhou um novo capítulo e agora a justiça vai revirar as contas do SBT, para apurar o quanto a emissora de Silvio Santos lucrou com a exibição de Pantanal entre 2008 e 2009.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fenômeno Pantanal da Globo tem anúncio de estreia divulgado na TV e público vai à loucura
● Estrela de Pantanal recebe veto na Globo, é tirada de nova novela e causa correria nos bastidores
● Veterano de Pantanal foi acusado de humilhar elenco da novela e ser autoritário nos bastidores: “Difícil”
A decisão de investigar os arquivos bancários do SBT foi tomada no STJ, foram três votos a um pela realização da perícia de lucros obtidas com Pantanal, há 14 anos.
Antes de Silvio Santos receber a pior notícia de que teria as contas do canal reviradas, o SBT foi condenado a pagar uma multa de 250 mil reais para o autor que ficou marcado por tramas na Globo. Benedito, no entanto, entrou com um recurso pedindo um valor, alegando que a quantia é irrisória, já que o SBT lucrou bem mais com a exibição da trama.
O novelista pediu uma indenização de 50 milhões de reais, mas o valor foi negado pela justiça.
Com a nova decisão, o valor que Benedito Ruy Barbosa deve receber será estipulado de acordo com os lucros que o canal de Silvio Santos teve na época.
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]