Urgente!

Alerta GERAL: Se você está inscrito no CadÚnico, precisa saber AGORA deste comunicado oficial

09/04/2023 às 7h35

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Pessoas cadastradas no Cadúnico precisam se atentar ao anúncio divulgado (Foto Reprodução/Internet)

URGENTE: Governo faz pente-fino no CadÚnico e milhões de brasileiros podem perder o Bolsa Família!

O Bolsa Família é um dos programas que mais ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade, através de um cadastro feito do CadÚnico, milhões de pessoas se beneficiam do programa. Porém um anúncio oficial deixou a todos em estado de alerta!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) emitiu um importante comunicado! A averiguação do CadÚnico está em andamento e muita gente pode ficar de fora dos benefícios sociais!

O Cadastro Único foi criado como um banco de dados do Governo para identificar quem precisa de programas de assistência social, como transferência de renda. Mas o que muitos não sabem é que a lei do Bolsa Família determina que o Governo faça uma checagem dos dados a cada dois anos para identificar possíveis fraudes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Bolsa Família é um dos programas que mais ajudam pessoas em estado de vulnerabilidade e pobreza (Foto Reprodução/Internet)

O Bolsa Família é um dos programas que mais ajudam pessoas em estado de vulnerabilidade e pobreza (Foto Reprodução/Internet)

Veja só, durante o governo do ex-presidente Bolsonaro (PL), houve um registro de inscrições no benefício. O antigo Ministério da Cidadania estima que cerca de 21 milhões de pessoas passaram a receber o antigo Auxílio Brasil. Isso mesmo, 21 MILHÕES! É muita gente e ,se você for parar pra pensar, chega a ser até impraticável tal distribuição.

Medidas necessárias

Diante dessa situação, o atual Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome (MDS) decidiu agir e está fazendo um verdadeiro pente-fino no CadÚnico. O TCU (Tribunal de Contas da União) emitiu um relatório que pretendia diversas fraudes no Auxílio Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas não é só por causa do relatório do TCU não, tem mais! A averiguação padrão, que deve ser feita a cada dois anos, também está sendo realizada. Sendo assim os beneficiários estão sendo convocados para comparecer no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

E olha que tem muita gente que não atualiza os dados desde 2017! O resultado disso é que milhões de brasileiros estão correndo o risco de serem cortados do CadÚnico e perderem o Bolsa Família ou outro benefício do banco de dados.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só em março, mais de 1,5 milhão de brasileiros foram cortados do Bolsa Família, segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Mas calma que ainda tem mais! O Governo está convocando três grupos para o pente-fino. Primeiro, aqueles beneficiários que não atualizaram seus dados cadastrais.

Segundo, os que são família unipessoal, ou seja, têm apenas uma pessoa na família. E terceiro, os que recebem acima da faixa de renda determinada. Ou seja, a tesoura vai cortar de todos os lados!

Convocações estão sendo feitas com urgência para inscritos do Cadúnico não perderem o "Bolsa Família (Foto Reprodução/Internet)

Convocações estão sendo feitas com urgência para inscritos do Cadúnico não perderem o “Bolsa Família (Foto Reprodução/FDR)

O objetivo do Governo, segundo eles mesmos dizem, é levar o benefício para quem realmente precisa, cortando aqueles que estão recebendo de forma irregular. Mas é importante ficar atento e atualizar os dados no CadÚnico, senão o prejuízo pode ser grande.

Pessoas em situação de rua podem se cadastrar no CadÚnico?

Sendo o CadÚnico um instrumento para identificar pessoas de baixa renda, e os moradores de rua também podem se cadastrar nesse órgão do governo.

Com esse cadastro, eles podem receber o LOAS, benefício do governo no valor de um salário mínimo, para pessoas em situação de miséria. Assim moradores de rua podem sim receber esse auxílio assistencial.

Bolsa Família
CadÚnico
Notas curiosas

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.