URGENTE: Governo faz pente-fino no CadÚnico e milhões de brasileiros podem perder o Bolsa Família!
O Bolsa Família é um dos programas que mais ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade, através de um cadastro feito do CadÚnico, milhões de pessoas se beneficiam do programa. Porém um anúncio oficial deixou a todos em estado de alerta!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) emitiu um importante comunicado! A averiguação do CadÚnico está em andamento e muita gente pode ficar de fora dos benefícios sociais!
O Cadastro Único foi criado como um banco de dados do Governo para identificar quem precisa de programas de assistência social, como transferência de renda. Mas o que muitos não sabem é que a lei do Bolsa Família determina que o Governo faça uma checagem dos dados a cada dois anos para identificar possíveis fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja só, durante o governo do ex-presidente Bolsonaro (PL), houve um registro de inscrições no benefício. O antigo Ministério da Cidadania estima que cerca de 21 milhões de pessoas passaram a receber o antigo Auxílio Brasil. Isso mesmo, 21 MILHÕES! É muita gente e ,se você for parar pra pensar, chega a ser até impraticável tal distribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Medidas necessárias
Diante dessa situação, o atual Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome (MDS) decidiu agir e está fazendo um verdadeiro pente-fino no CadÚnico. O TCU (Tribunal de Contas da União) emitiu um relatório que pretendia diversas fraudes no Auxílio Brasil.
Mas não é só por causa do relatório do TCU não, tem mais! A averiguação padrão, que deve ser feita a cada dois anos, também está sendo realizada. Sendo assim os beneficiários estão sendo convocados para comparecer no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E olha que tem muita gente que não atualiza os dados desde 2017! O resultado disso é que milhões de brasileiros estão correndo o risco de serem cortados do CadÚnico e perderem o Bolsa Família ou outro benefício do banco de dados.
Só em março, mais de 1,5 milhão de brasileiros foram cortados do Bolsa Família, segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Mas calma que ainda tem mais! O Governo está convocando três grupos para o pente-fino. Primeiro, aqueles beneficiários que não atualizaram seus dados cadastrais.
Segundo, os que são família unipessoal, ou seja, têm apenas uma pessoa na família. E terceiro, os que recebem acima da faixa de renda determinada. Ou seja, a tesoura vai cortar de todos os lados!
O objetivo do Governo, segundo eles mesmos dizem, é levar o benefício para quem realmente precisa, cortando aqueles que estão recebendo de forma irregular. Mas é importante ficar atento e atualizar os dados no CadÚnico, senão o prejuízo pode ser grande.
Pessoas em situação de rua podem se cadastrar no CadÚnico?
Sendo o CadÚnico um instrumento para identificar pessoas de baixa renda, e os moradores de rua também podem se cadastrar nesse órgão do governo.
Com esse cadastro, eles podem receber o LOAS, benefício do governo no valor de um salário mínimo, para pessoas em situação de miséria. Assim moradores de rua podem sim receber esse auxílio assistencial.