Volkswagen promoveu mudanças significativas em um dos seus carros mais amados pelos brasileiros
A Volkswagen, ao longo dos anos, criou alguns modelos de veículos que além de robustez oferecem potência e desempenho. Deve ser por isso que muitos brasileiros usam a alemã de referência na hora de procurar os queridinhos da gama de picapes.
Segundo o Garagem 360, essa categoria é bastante importante em nosso mercado. Atualmente o modelo concorre com Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e entre outras picapes.
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No entanto, o modelo da empresa alemã, apesar de ser uma das mais vendidas, ficou um pouco atrás das outras no ranking de emplacamentos no ano de 2022.
De acordo com dados da Fenabrave, a Amarok teve 1.943 unidades vendidas entre o começo de janeiro e o fim de junho de 2022. Isso significa que o modelo fechou o primeiro semestre deste ano como a sexta picape média mais vendida do Brasil.
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Porém, segundo o portal Auto Papo, a montadora executou mudanças significativas no setor da picape média Amarok, que é uma das mais vendidas da Volks.
Mudanças de impacto
Agora o motor 2.0 biturbo diesel deixou de ser ofertado e a média oferece apenas o V6 3.0 TDI. Porém a oferta do motor mais potente inclui até a versão de entrada Comfortline.
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Segundo o que foi divulgado pelo Auto Mais Tv, algumas versões também obtiveram queda nos preços:
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- Amarok Comfortline 3.0 V6 TDi CD 4×4 AT/8 — de R$ 296.860 por R$ 240.456
- Amarok Highline 3.0 V6 TDi CD 4×4 AT/8 — de R$ 302.370 por R$ 295.370
- Amarok Extreme 3.0 V6 TDi CD 4×4 AT/8 — de R$ 335.500 por R$ 325.500
Porém é válido dizer que os pacotes de equipamentos não foram alterados.
Fora isso, ainda segundo o portal Auto Papo, o motor V6 diesel foi atualizado para atender as novas normas de emissões do Proconve. Com isso ele perdeu 1 cv, passando a produzir 257 cv. O torque de 59,1 kgfm se manteve inalterado.
O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com a caixa ZF 8HP usada também por esportivos e importados de luxo. Já a tração é integral permanente, sem reduzida como é de costume nesse tipo de picape.
Com o lançamento da Comfortline V6, por exemplo, os interessados pelo desempenho da Amarok não precisam mais levar os modelos topo de linha.
Essa versão de entrada já traz ar-condicionado, bancos em tecido, controle de estabilidade, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17, sensor de chuva e crepuscular, central multimídia Composition Media, câmera de ré e sensores e estacionamento nas duas extremidades.
Mas e quanto ao espaço interno?
Desde que foi lançada no mercado brasileiro, o interior da Amarok, da Volkswagen, nunca foi grande referência em espaço interno, isso mesmo sendo uma das picapes mais largas do segmento.
Segundo o portal Mobiauto, as novas versões da Amarok continuarão trazendo um espaço interno mais apertado, sobretudo para quem vai acomodado no banco traseiro.
Basta uma pessoa de mais de 1,80 metro acessar o habitáculo para reduzir ainda mais o espaço traseiro. A única coisa que a nova geração irá receber é uma reestilização, prevista para o ano de 2024, e que será concentrado na dianteira.