Se você bebe e dirige, alerta: seu próprio carro poderá te denunciar
Beber e dirigir são dois atos que não combinam, já que podem ocasionar acidentes fatais nos trânsitos, mas muitas pessoas acabam arriscando, porque é muito raro ser parado pela polícia e acabar tomando multa ou ter o carro levado.
Porém, uma nova tecnologia está sendo implantada e os carros terão a capacidade de identificar quando os motoristas estiverem sofre os efeitos do álcool, impedindo que ele saia com o veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com uma matéria realizada pela agência ‘Automotive News’, dentro de poucos anos, a partir de 2026, todos os carros vendidos no Estados Unidos terão essa capacidade de impedir que as pessoas dirijam o carro caso tenham bebido.
Um dos empecilhos atuais seria a falta de tecnologia no mercado, por conta disso a indústria automotiva está buscando algo que viabilize a implementação dessa tecnologia para seguir a nova regra que valerá nos próximos anos.
A empresa japonesa de produtos químicos e eletrônicos, Asahi Kasei, está trabalhando com as montadoras para que isso se torne possível o mais rápido possível, e o diretor de mobilidade da empresa, Mike Franchy falou sobre.
“Para ser honesto, acho que pegou todo mundo de surpresa, não apenas em nossa empresa. É algo que foi proposto no passado. Mas todos assumiram que isso seria necessário primeiro na Europa”, disse Mike Franchy para a Automotive News.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia é que os motoristas que exalarem álcool em um dispositivo que estará instalado na coluna de direção, onde teria uma leitura sobre o teor alcoólico através de algoritmo, como o papel dos bafômetros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em que ano começou a Lei Seca no Brasil?
A Lei 11.705, conhecida como Lei Seca, entrou em vigor no ano de 2008, com a intenção de reduzir os acidentes gerados por conta das bebidas, com os motoristas sendo multados com o mínimo de teor alcoólico que apresentarem em seu corpo.