Saiba mais sobre o seu próprio dinheiro e como cuidar
Um assunto unânime e que chama atenção de todo mundo, sem sombra de dúvidas, é o tal do dinheiro. Mas, você sabe como administrar a sua própria grana? Nem todo mundo tem consciência em relação ao assunto. Por isso, muitos especialistas até discutem a necessidade de ensinar educação financeira na escola.
O fato é que qualquer atitude errada você pode se meter em um problema e se enfiar em uma série de dívidas. Aliás, um grande problema nisso pode ser apontado pela formam como as pessoas gastam o próprio dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com um levantamento do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 70% das pessoas gastam todo ou mais dinheiro do que ganham. Quando coloca na ponta do lápis, as contas ficam no vermelho.
Isso representa 150 milhões de brasileiros que não têm controle sobre a própria vida financeira e podem estar a um passo de se tornarem endividados. Os dados, como era de se esperar, trazem uma enorme preocupação.
Além disso, outro dado que gera preocupação é que a grande maioria dos brasileiros não faz controle algum do próprio orçamento. Muitos brasileiros gastam todo o dinheiro que ganham por mês e não se dão conta do enorme prejuízo. Só acabam percebendo tardiamente. Sendo assim, a falta de consciência financeira pesa muito nessas horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É verdade que as dívidas somem após 5 anos?
Quem não tem o dinheiro para quitar as suas dívidas, optam por esperar passar 5 anos para o então debito prescrever. Mas a pergunta que não quer falar é: as dúvidas realmente somem após 5 anos de efetivadas? Bom, você saberá todos os detalhes agora.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio já está sabendo: Feriado prolongado é confirmado em SP em plena sexta (27) a milhares de CLTs
● Dinheiro na conta: 14° salário é aprovado a lista de trabalhadores ainda em 2024 e anúncio chega voando
● Aposentadoria antecipada e+: 3 segredos que o INSS morre de medo que você descubra hoje (22/11)
A verdade é que mesmo após passado os 5 anos, a dívida ainda pode continuar sendo cobrada, ao contrário do que muitos pensam, ela não irá sumir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, ao ficar inadimplente com algum valor, o correto a se fazer é buscar resolver a situação, como, por exemplo, fazendo um acordo para quita-la.
A verdade é que após 5 anos, a dívida “caduca”, o que não quer dizer que ela simplesmente desapareceu. Ela ainda existe, pois representa uma parte da relação entre credor e consumidor que não foi cumprida.