Fumar causa câncer, mas não apenas um tipo e o Ministério da Saúde adverte risco para sua saúde
Você já deve ter sido avisado sobre os riscos de fumar e o problema que pode causar a vida. Tanto que ao comprar um cigarro, no próprio produto tem exposto a gravidade que ele pode causar e mesmo assim você insiste. Mas, o Ministério da Saúde tem um recado sério para você.
Segundo o órgão, o tabaco mata pelo menos 8 milhões de pessoas por ano. “Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo”, informou o Ministério brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você usa esses derivados do tabaco, você corre risco de vida: cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo, dispositivos eletrônicos para fumar. O câncer mais comum ocasionando pelos fumantes é o de pulmão, mas, ele está longe de ser o único efeito colateral.
Segundo um estudo, o tabaco é responsável por vários cânceres e muitos fumantes nem sabem disso. “O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traqueia, brônquios e pulmão”, informou o WHO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONHECE O QUARTO CÂNCER QUE MAIS MATA NO MUNDO?
Talvez você não saiba, mas o câncer de estômago é simplesmente o quarto que mais mata. Alguns sintomas são confundidos com dores normais, mas, na verdade, pode ser um indicativo sério.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Dr. Osmar Kenji Yagi, cirurgião do aparelho digestivo do HCor, há milhares de casos por ano: “Anualmente, temos mais de 20 mil casos de câncer no estômago e, infelizmente, mais de 50% são diagnosticados em situação que já não têm mais chances de cura”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE