Aviso muito Importante: Este é o segredo para conseguir uma aposentadoria tranquila, que muitas pessoas não fazem ideia
Muitas pessoas sonham com a ideia de um dia poder abrir seu próprio negócio e ser seu próprio chefe, mas diferente do que muitos imaginam, seguir esse caminho requer analisar bem todos os fatores envolvidos, como, por exemplo, a aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo dados do SEBRAE, nos últimos anos, depois da pandemia, muitas pessoas decidiram começar a trabalhar por conta própria, e muitos até em trabalhos home office, que começaram a crescer cada vez mais, e só em 2022, foram abertos 3,6 milhões de novos empreendimentos classificados na categoria de pequenos negócios.
Ainda segundo informações do SEBRAE, o número desses novos empreendimentos classificados na categoria de pequenos negócios, supera os números antes da pandemia, pois em 2019 a pesquisa registrou 3 milhões de novas pequenas empresas.
Com isso, surge várias dúvidas a respeito da aposentadoria para pessoas que querem seguir esse caminho, como saber se o MEI tem direito a aposentadoria do INSS, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o cofundador e CEO da Saks, empresa focada na acumulação de capital, Luiz Bacellar, os micros empreendedores, tem sim direito a aposentadoria, só que com regras diferentes dos trabalhadores CLTs, quando disse:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Previdência Social prevê a aposentadoria do MEI, porém, as regras são diferentes para trabalhadores dessa área. Além de pagar o valor mensal referente a esse benefício, é necessário atender os requisitos determinados pelo INSS”, iniciou dizendo.
“Os microempreendedores individuais precisam efetuar o pagamento do imposto DAS-MEI, para estarem em dia com os tributos. O recolhimento do INSS é de 5% do salário mínimo nacional, por esse motivo, cada categoria precisa pagar o valor determinado pela Receita Federal”, informou o Luiz Bacellar.
Como ter direito a se aposentar sendo MEI?
Outra dúvida que ficou no ar, foi de quanto se precisar contribuir para garantir a aposentadoria MEI, e o especialista também informou, quando disse:
“Para ter direito a aposentadoria, quem faz a contribuição como MEI, deve pagar no mínimo 180 meses (15 anos), a guia do DAS. Assim como na aposentadoria tradicional, a idade também é um requisito. Depois da reforma previdenciária, a idade mínima para mulheres é de 62 anos, e para os homens é 65 anos”, disse o especialista.