Fazer PIX de forma frequente pode fazer você cair na malha fina em 2024 se não tomar certos cuidados
E em 2024, como em todos os anos, a chegada da temporada de Imposto de Renda Pessoa Física – o famoso IR– chega com uma mistura de preocupação e correria, ainda mais pelo medo de cair na famigerada “Malha Fina”.
Pra quem não esta familiarizado, esse termo é usado quando a Receita Federal identifica omissões, erros, informações cadastrais inconsistentes ou até mesmo indícios de fraude na declaração do contribuinte, resultando na retenção da mesma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora o que poucos sabem é que o uso do PIX pode acelerar essa consequência e é sobre isso que iremos falar agora.
PIX em grandes quantidades merecem alerta
Desde a popularização do PIX, as transações financeiras instantâneas se tornaram uma realidade comum.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, caso você seja beneficiado por alguma transferência via Pix relacionada à venda ou recebimento de bens ou serviços, é indispensável declarar esta operação no Imposto de Renda.
Isso porque um grande volume de transações Pix- em curto espaço de tempo- pode acionar o “radar” da Receita Federal, gerando uma investigação mais detalhada sobre sua movimentação financeira e é aí que mora o perigo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Isenção do IPVA, Imposto de Renda e IPTU: 3 benefícios em vigor na Era Lula para salvar idosos 65+ em 2025
● Isenção do Imposto de Renda é garantida em 2025 a milhares de idosos 60+ em apenas 6 passos
● Agora: Haddad paralisa Jornal Nacional com anúncio de benefício aos trabalhadores que ganham até R$ 5 mil
Segundo informações do portal Terra, a declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024 trouxe mudanças expressivas. Uma dessas alterações é a atualização da faixa de isenção para rendas de até R$ 2.112.
Desta forma, trabalhadores CLTs que possuem rendimento acima deste valor deverão declarar o imposto e não são inclusos na lista de isenções.
Como escapar da “Malha Fina” em 2024?
Sendo assim, para não ter grandes dores de cabeça, é crucial ficar atento às modificações nas regras de declaração do Imposto de Renda para não cometer erros que podem resultar na tão temida consequência.
Está certo que desonerações para milhões de contribuintes, a introdução do desconto simplificado, o aumento na faixa de isenção, entre outras alterações, são fatores que podem confundir muitos contribuintes.
Por isso é tão importante se nutrir com a informação correta, assim, facilita o processo de declaração do imposto.
A recomendação mais certa é procurar entender as diretrizes do IRPF 2024 para evitar complicações. Afinal de contas, impedir os não intencionais erros de declaração de impostos é a melhor maneira de evitar cair na malha fina.
Com tudo isso dito acima, faça a sua parte e declare seu IR corretamente, mesmo porque, se prevenir ainda é a melhor solução.
Caso você ainda tenha dúvidas, contate um contador da sua confiança para que o mesmo lhe oriente da melhor maneira.