Amantes da marca Jeep PRECISA saber dessa verdade antes de comprar um ou fazer um upgrade no que já tem na garagem
Se você é um amante da marca Jeep deve saber bem que esse robusto carro costuma ter valores elevados. Mas antes que você compre um, ou até mesmo faça aquele upgrade em seu modelo, leia com urgência essa matéria!
De acordo com o portal Auto Esporte, se o valor de um Renegade Sport, um dos modelos mais amados da marca, ainda estivesse na faixa de R$ 115.900, seria bom correr!
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Afinal de contas esse valor fazia parte do programa de incentivo à indústria automobilística criado pelo Governo Federal, que infelizmente já acabou.
Agora, sem o desconto extra oferecido pela marca para aproveitar a onda, este mesmo SUV compacto custa exatos R$ 136.990 — ou seja, R$ 21 mil a mais.
Mas a verdade que não quer calar é: “Será que ainda vale a pena?”
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Contra fatos não há argumentos
Ainda de acordo com o portal Auto Esporte, a marca Jeep reagiu rápido ao anúncio do retorno do “carro popular” e tratou logo de baixar os valores das duas versões mais baratas do Renegade, 1.3 turbo e Sport, ambas oferecidas por R$ 115.990.
Na época, oito grupos de concessionárias da marca em São Paulo (capital e interior), Salvador, Porto Alegre e Brasília apresentavam o valor mencionado acima.
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Em todos, as configurações não estavam mais disponíveis e o SUV figurou entre os dez carros que mais se beneficiaram com a Medida Provisória que reduziu preços de dezenas de modelos e versões.
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Segundo dados da Jato do Brasil, a Jeep comercializou exatas 7.793 unidades só em junho, quando esgotaram os incentivos. Mas vamos às caracteristicas:
Sport
A versão Sport, logo de cara, se mostrava a escolha mais adequada. Tinha três anos de garantia, e não um, como a 1.3 turbo, além de vir com rack de teto, tapetes dianteiros e traseiros e filtro de ar N95 na cabine.
De resto, os itens são iguais (e muito bons para um SUV compacto): destaque para rodas de liga leve aro 17, start/stop e freio de estacionamento eletrônico.
A central de 7″ tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio — só que ela parece uma azeitona em um aquário, dada a grande área envidraçada da cabine.
Entre os equipamentos de segurança, o utilitário traz seis airbags, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, faróis de LED, frenagem automática de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa e detector de fadiga.
1.3 Turbo
Já a versão 1.3 turbo, conta com nada menos que 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Mesmo sendo pesado (são quase 1.500 kg), o SUV vai de zero a 100 km/h em ótimos 8,6 segundos.
O parrudo torque logo a 1.750 giros faz o Renegade ser ligeiro no trecho urbano. O câmbio automático de seis marchas não é dos mais rápidos, mas tem trocas harmoniosas com o motor.
Os contras …
Porém ambos os modelos possuem pontos baixos. Além da massa avantajada (muito por causa da plataforma Small Wide), o carro é tímido no quesito espaço.
Os 2,57 metros de entre-eixos não deixam muita área para quem viaja atrás, o VW T-Cross, por exemplo, tem 2,65 m. O porta-malas (320 litros) também não é referência perante os 430 l de outro rival, o Hyundai Creta.
Ao menos, a altura de 1,70 m cria um extenso vão para a cabeça de pessoas altas.
Ainda assim, ele é bem melhor que o do antecessor e beberrão 1.8 aspirado. Segundo o Inmetro, as médias são de 7,7 km/l (urbano) e 9,1 km/l (rodovia) com etanol e 11 km/l (cidade) e 12,8 km/l (estrada) com gasolina no tanque.
Quem convive com o SUV no dia a dia, no entanto, sabe que é bem difícil chegar a esses números…
Em movimento, o Renegade é bem amigável, tem rodar suave, o motor não é tão áspero e a suspensão, voltada ao conforto, trata bem os ocupantes. O conjunto traseiro ainda é multilink, mais sofisticado e um diferencial no segmento dominado pelo simplório eixo de torção.
Comparações
Vale levar em consideração que o Renegade Sport possuí concorrentes de peso que, inclusive, estão à sua frente entre os mais vendidos da categoria como:
- Volkswagen T-Cross 200 TSI (R$ 140.690)
- Hyundai Creta Comfort (R$ 135.390)
- Chevrolet Tracker LT (R$ 132.650)
Está certo que esses modelos podem não ser tão potentes, mas são equipados à altura e fornecem mais conforto e comodidade. Para o lado do Renegade pesa o fator de ser um Jeep, o que agrega um valor que os outros talvez não tenham.
Mas e aí? Vale a pena ou não?
Agora, após todos esses fatos mencionados – de prós e contras- cabe a você decidir se o mesmo vale a pena ser adquirido, mesmo sem os descontos da saudosa MP dos carros populares.
Lembre se, a Jeep oferece potência já os concorrentes espaço, sendo assim, fique atento à escolha que cabe mais com as suas necessidades!