Saiba as consequências de tomar café em excesso todos os dias
Quem aí resiste a uma xícara de café ao longo do dia? Impossível, né? Tanto o aroma quanto o sabor já fazem parte do nosso dia a dia. Para quem não sabe, o café, que tem propriedades estimulantes da cafeína, que também é encontradas em chás, refrigerantes, chocolates e energéticos, é muito usado para manter a energia em nossa rotina.
Inclusive, se for consumida com moderação e sem adicionais de açúcar, traz benefícios para a maioria das pessoas, segundo informações da médica nutróloga, Marcella Garcez.
Porém, caso você tome café em excesso, ou seja, quando o volume ingerido ultrapassa as recomendações diárias, isso pode ser prejudicial a sua saúde.
Vale ressaltar que a dose diária é de cerca de 1 a 4 xícaras, caso passe disso, se torna excesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A dose máxima de cafeína para uma pessoa adulta, que não tenha sensibilidade, é de 400 mg ao dia, sendo que uma xícara de café pode ter entre 25 a 150 mg do estimulante, dependendo do tipo de café e do tamanho do recipiente”, comentou a nutróloga em uma entrevista ao portal ‘Viva Bem’, do UOL.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Para a médica, caso faça um consumo exagerado de álcool, uma das consequências é a dor de cabeça, taquicardia e até insônia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, nas pessoas que têm diagnóstico de enxaqueca, o café é um gatilho importante, que poderia, se não eliminar, reduzir a frequência de crises.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desta maneira, é preciso controlar o consumo do café ao longo do dia para não superar o nível tolerado.
A CAFEÍNA É ALIADA AO TRATAMENTO DA DOR?
Mesmo que também seja um gatilho para as dores de cabeça e enxaqueca, a presença da substância na composição de algumas medicações deve-se ao fato de que a dose controlada potencializa o efeito do analgésico.