Multa por uso desse capacete é de quase 300 reais
Se você é motociclista preste muito atenção, pois, o uso de um capacete proibido pode acabar lhe rendendo uma multa de quase 300 reais para o seu bolso. O item ilegal é considerado polêmico, pois, apesar de não ser permitido, muitos condutores acabam fazendo o uso dele.
E trata-se do capacete com intercomunicador ou alto-falante Bluetooth. Acontece que este capacete permite que o motociclista pilote ouvindo as orientações do aplicativo de navegação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de ouvir o Waze ou Google Maps, o piloto ainda pode utilizar o capacete proibido para se comunicar ou até mesmo para ouvir música. E o que muitos não sabem é que usar o item configura uma infração de trânsito e rende multa.
Segundo o Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP), não se tem uma previsão legal para que o uso desse tipo de capacete venha ser liberado. Dessa forma, tais capacetes seguem proibidos.
O presidente do Cetran-SP, Frederico Pierotti Arantes, afirmou ao portal UOL que o que motiva a proibição é o fato de o item prejudicar a atenção do motociclista. “Além disso, se estiver escutando música, o motociclista pode não ouvir sons importantes no trânsito, como uma buzina, a sirene de um carro de polícia ou de uma ambulância”, destacou ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso o motociclista seja flagrado com o capacete, ele vai ser multado. Conforme o artigo 252, inciso VI do Código de Trânsito Brasileiro. Dessa forma, aquele que conduz um veículo fazendo uso de fones de ouvido ou alguma aparelhagem similar recebe como penalidade a multa de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira.
Porém, por outro lado, a multa sobre para R$ 293,47 e sete pontos na carteira, configurando infração gravíssima, se, além do capacete proibido, o motociclista estiver fazendo uso do celular.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE