Especialistas apontam formas de deixar seu currículo mais atrativo para conseguir a tão desejada vaga na empresa dos seus sonhos
O currículo é um documento fundamental para conseguir um emprego. Fazer com que ele fique atrativo para a empresa que está realizando a contratação pode facilitar sua aprovação para a vaga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a especialista Denise Bojikian, especialista em recursos humanos no VAGAS.com, o documento serve como um cartão de visita do candidato para o empregador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por esse motivo o currículo deve conter itens atrativos, claros e objetivos para se tornar irresistível aos entrevistadores da vaga pretendida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Principalmente por causa do cenário atual do mercado brasileiro, os candidatos devem fazer com que seu cartão de visitas não passe batido pelos recrutadores.
Dicas para um currículo irresistível
De acordo com informadas pelo portal Exame.com, que conversou com três especialistas em recrutamento, essas cinco dicas são valiosas para ter um currículo imã para empresas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1- Ter um objetivo claro: Segundo Rafael Souto, CEO da consultoria Produtive, as empresas procuram profissionais que tenham especialidades cada vez mais específicas. Por isso seu documento não pode ser tão genérico, procure ser sucinto, mas completo nas informações.
“O recrutador tem pouco tempo a perder, então precisa saber rapidamente qual é a área-foco do candidato”, explicou.
2- Curtos e limpos: Devido à demanda de currículos que os recrutadores precisam analisar é imprescindível ser claro nas informações à respeito da sua carreira. Segundo Souto, o ideal é dizer o máximo com o menor número de palavras.
Com relação ao visual de seu currículo, procure ser o mais simples possível, sem apostar muito em cores e formatos. “Prefira um formato limpo, que deixe fácil identificar as principais informações sobre você”, diz Caroline Cadorin, gerente da consultoria Hays.
3-Ser customizado: Ajustar seu documento de acordo com a vaga que está se candidatando e adaptar o conteúdo de acordo com as exigências de cada contratante. Essa prática aumenta o potencial de ficar com a vaga, segundo Rafael Souto.
Dessa forma, a empresa já consegue identificar seu perfil e decidir se para aquela contratação seu perfil é pertinente.
+Venda forçada: O fechamento de loja Pernambucanas tomado para salvar varejista rival da falência
4-Trazer afirmações embasadas: Ao apresentar algum dado em seu currículo, coloque mais informações, de preferência números, que completam e dão mais confiança nas informações.
Exemplo: Tem inglês fluente? Mencione um certificado de proficiência na língua. Alavancou as vendas do setor no seu último emprego? Dê a porcentagem de crescimento que você ajudou a promover.
5- Informações coerentes: o documento deve ter começo, meio e fim, mudanças bruscas de carreira, experiências desconexas, lacunas sem explicação acaba enfraquecendo seu currículo e afastando os recrutadores.
“Precisa haver uma simetria entre o histórico daquele profissional e as características da vaga”, diz a especialista.