Muitos brasileiros não sabem os segredos que os ajudam a se aposentar tranquilamente! Confira abaixo
A aposentadoria se tornou um sonho para milhões de trabalhadores brasileiros. Entretanto, alguns ainda se frustram, já que ter uma determinada idade ou tempo de contribuição não são os únicos requisitos para conseguir o benefício do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para conseguir o benefício da aposentadoria, é preciso que a pessoa cumpra diversos requisitos importantes para conseguir se aposentar. No entanto, existem alguns segredos que podem ajudar a garantir o tão sonhado benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SEGREDOS PARA SE APOSENTAR
Existem 4 segredos que o INSS não te conta e que podem te ajudar a conseguir o benefício da aposentadoria tranquilamente, veja-os abaixo!
Trabalho sem registro? Período sem registro conta para aposentadoria
No Brasil, é comum que trabalhadores exerçam sua atividade por determinado período de tempo sem registro na carteira de trabalho. No entanto, você pode solicitar o reconhecimento desse tempo. O trabalhador não pode ser prejudicado pela falta de registro, já que esta é uma obrigação da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para pedir o reconhecimento do período, é preciso reunir documentos que comprovem o tempo trabalhado, como holerites, ficha de ponto, anotações na carteira de trabalho, etc.
Histórico do INSS
Antes de solicitar a aposentadoria, é preciso que o trabalhador revise seu histórico do INSS. Conhecido como Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), lá constam todas as informações necessárias para sua aposentadoria, como empresas em que trabalhou, remuneração, datas de entrada e saída, etc.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Prejuízo multimilionário e venda ao Pão de Açúcar: O fim decadente de rede de supermercados no Brasil
● Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do INSS são liberados automaticamente; veja como funciona
● Idosos acima dos 65 anos são convocados pelo INSS para receberem pagamentos a partir de R$ 1.412
Entretanto, o CNIS pode não estar correto e atualizado. Com isso, o trabalhador deve revisar os dados antes de pedir a aposentadoria, para que não ocorra falta ou desacordo de informações no sistema.
Trabalhos com vantagem
Caso você tenha uma atividade em que tenha contato com elementos que são considerados perigosos, ou colocam a sua saúde em risco, você pode garantir um tempo adicional para pedir o benefício do INSS.
Em casos deste tipo, é possível ganhar um acréscimo de 40% para os homens e de 20% para mulheres no período de contribuição. No entanto, em 2019 Reforma da Previdência mudou essa regra e acabou com o direito.
Serviço militar
O INSS é obrigado a incluir o tempo em que você serviu ao exército de forma obrigatória em sua aposentadoria. Desse modo, sempre revise se o INSS computou ou não este período em seu benefício.
Entretanto, caso o período já tenha sido utilizado para contagem de tempo do serviço militar previsto para Regime Próprio Público ou Militar, não será possível calcular esse tempo na aposentadoria. O motivo? Ele já foi usado para outro benefício.
Como consultar o Meu INSS aposentadoria?
Você pode consultar sua aposentadoria no site Meu INSS, que reúne serviços digitais e permite consultar informações sobre o benefício