Segundo Sol: Sem rumo, Luzia vira a personagem mais perdida da Globo
22/08/2018 às 11h37
Quem acompanha a novela Segundo Sol (Globo) já percebeu que Luzia é um pouco desnorteada. A mocinha do folhetim das nove está mais perdida que o cão que caiu do caminhão de mudança desde o início da novela e suas atitudes têm se tornado um tanto inusitadas em cada novo capítulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhando a repercussão da trama nas redes sociais, resolvi fazer um balanço das atitudes fora de foco que a loira tomou e continua tomando, fazendo com que ela se tornasse a personagem mais perdida não só de Segundo Sol, mas também de todas as atuais novelas da emissora.
FUGA E ABANDONO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo no início da novela, o público viu a personagem de Giovanna Antonelli como uma mulher jovem e ingênua. Mãe de dois filhos, ela se apaixonava por um “príncipe da capital”, mas o romance acabou sendo interrompido pelo marido. Em legítima defesa, ela o matou e se deixou ser dobrada por nada menos que a ex-noiva do seu amante.
Por mais inocente que fosse, quem confiaria em um papo furado daqueles de que fugir seria a melhor opção? Por fim, ela ainda conseguiu perder o bebê, ser achada pela polícia, fugir e abandonar os dois filhos pequenos, sem dar nenhuma notícia do paradeiro. Assim não tem como te defender…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RETORNO FORA DE ÉPOCA
Luzia passou dezoito anos trabalhando como DJ no exterior e nunca deu as caras para falar com os filhos. De repente, ela resolve voltar e fazer contato com eles, e retorna ao Brasil com o risco de ser presa novamente, colocando tudo a perder. Custava ter esperado mais dois anos para o crime ter sido prescrito na Justiça?
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nos Tempos do Imperador se torna novela com pior audiência e sequência vira risco na Globo
● Juliette vira o novo “Lucas Penteado” no BBB21 e vence programa 40 dias antes do fim
● Olhar BBB21: Juliette já ganhou, não existe nada que pode ser feito e até Pocah já sabe disso
ABORDAGENS INUSITADAS
A criatividade do autor João Emanuel Carneiro para com a reaproximação de Luzia com os filhos foi tão enrolada que chegou a ser bizarra. Com a filha, ela se fez de amiga de uma e não parecia ter a mínima pretensão de contar quem realmente era. Já com o outro filho que era garoto de programa, ela se disfarçou de cliente para tentar conhecê-lo melhor. What?
Sua desculpa era: “Vou me aproximar aos poucos e evitar ser rejeitada logo de cara”. Mas como ela não teve o mínimo bom senso de perceber que só estava adiando uma rejeição que seria ainda maior na hora que a verdade viesse à tona?
PRESA FÁCIL DE CHANTAGEM
Uma jovem simples e humilde do interior cair na conversa dos vilões, ok. Mas uma DJ internacional, vivida e experiente, ser chantageada pela forma com a qual ela vem sendo nos últimos dias é, no mínimo, uma grande piada. Ela já foi chantageada por Karola e Remy, e está prestes a receber um ultimato de Laureta.
Como ela consegue ser tão passiva a ponto de terminar um namoro, fingir que está com outro e ainda fugir do país para evitar ser descoberta? Qual o seu objetivo? O que a motiva? Parece que nem o autor sabe, já que ela prefere mentir para todas as pessoas que ama e desistir de tudo de uma hora para a outra. Pela enésima vez.
SEM CONFIANÇA
Aparentemente, Luzia confia em todo mundo, menos nas pessoas que ela diz amar. A personagem já vem agindo às escondidas de Beto e dos filhos, não fala o que está passando e esconde tudo de todos. As únicas pessoas para quem ela se abre são Groa e sua irmã Cacau, que parecem acatar tudo que ela fala, sem fazer nenhuma objeção.
A mocinha chegará a roubar dinheiro de Beto para pagar uma chantagem de Remy sem que ele saiba. O flagra acontecerá justamente no momento da morte do vilão, quando ela será flagrada com a arma do crime nas mãos. E agora? Luzia, como sempre, vai escolher o caminho mais longo e mais complicado, e fugir com o dinheiro em mãos na frente de Beto. Merece os parabéns pela coragem, porque noção está em falta, né?
LUZIA TRAFICANTE
Nos últimos capítulos, Luzia, mais uma vez, foi pelo caminho mais inusitado atrás da resolução de um problema. Ela fingiu ser uma traficante para, novamente, se aproximar da filha Manu e a tirar do meio dos traficantes com os quais ela estava metida.
Tudo bem que se trata de uma novela e o desenrolar das tramas precisa ser criativo, mas precisava ser de maneira tão improvável e distante da realidade? Ou será que essa é uma dica para os pais que querem tirar os filhos das enrascadas que se metem? Pelo menos na novela deu certo…
LUZIA CAFETINA
A última “bomba” escrita pelo autor e entregue na última leva de capítulos para os atores foi fazer Luzia se aliar com Galdino e Roberval e decidir “abrir um bordel fictício”. Sua intenção é descobrir os podres de Laureta com uma empresa concorrente.
Novamente, ela segue pelo caminho oposto ao do bom senso e, mesmo virando uma justiceira/vingativa, sua mentalidade continua a mesma da eterna marisqueira de Boiporã.
Siga Lucas Medeiros no Facebook, no Instagram e no Twitter.